Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê recebe ações de educação ambiental do Programa Bahia sem Fogo

foto
A oficina teve o objetivo de formar multiplicadores de informações sobre prevenção aos incêndios florestais no território da Chapada | FOTO: Reprodução/Sema |

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebeu a presença representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sec) e o Corpo de Bombeiros na última quinta-feira (29), para promover ações de educação ambiental do programa Bahia Sem Fogo. A oficina teve o objetivo de formar multiplicadores de informações sobre prevenção aos incêndios florestais no território da Chapada.

“A oficina em Mucugê atuou como um espaço para que diferentes segmentos atuantes no município pudessem dialogar e construir uma agenda para formação de um grupo de trabalho com o objetivo de discutir as questões ambientais locais, bem como fortalecer as ações de prevenção aos incêndios”, destacou a coordenadora da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade (Dieas) da Sema, Silvana Canário.

O bacharel em ciências sociais e fundador do projeto socioambiental Gaya, Daniel Bastos, levou para as discussões sua experiência com campanhas educacionais nas escolas e comunidades rurais do município, incentivando atitudes de prevenção. “O fogo destrói as nascentes dos rios, a flora, mata animais e prejudica a saúde da população e só com investimentos e priorização da prevenção será possível, no futuro, reduzir a intensidade e frequência dos incêndios”.

Durante a programação, o professor da Coordenação de Educação Ambiental e Saúde (CEAS) da Sec, Duwillami Arruda, realizou uma apresentação com orientações, estratégias e metodologias que poderão ser utilizadas para atividades de educação ambiental. “A oficina foi enriquecida com a distribuição de cartilhas que podem servir como material de apoio para os professores e demais participantes. Um fator importante para consolidação da educação ambiental no currículo escolar dos estudantes das escolas municipais de Mucugê”, afirmou. Com informações da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas