Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Estudantes elaboram Carta Aberta como parte das atividades do projeto ‘Parceria Votorantim pela Educação’

foto6
Documento será entregue aos órgãos públicos, imprensa e escolas do município | FOTO: Reprodução/Votorantim Energia |

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa da Votorantim Energia, administradora da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo – por meio do Instituto Votorantim, promoveu mais uma atividade com os estudantes das escolas municipais de Governador Mangabeira, facilitando a elaboração de uma Carta Aberta, onde eles descreveram o que esperam do ambiente escolar. A ação é resultado de uma Consulta Lúdica com o tema “A Escola que Podemos Construir Juntos”, na qual também foram desenvolvidas brincadeiras, exercícios de reflexão e a produção de seis bandeiras que expressam a opinião dos jovens.

Os conceitos aplicados às bandeiras foram a inspiração para a criação da carta, onde os alunos foram estimulados a criar frases sobre o tema ‘Qual escola queremos’. “Colocamos os estudantes como porta-vozes das necessidades de uma escola melhor, afinal, eles podem e devem ter o direito de ser ouvidos e terem suas ideias consideradas”, conta a consultora técnica Renata Caiuby.

Grupo de jovens, estudantes das escolas do município, que participaram da Consulta Lúdica – FOTO Divulgação/Votorantim Energia |

Valores como amor, respeito – pelos educadores e pelos mais velhos, consideração, fé e união de todos em busca de uma educação de qualidade foram questões apontadas pelos alunos. Eles relataram ainda o desejo de haver mais áreas verdes nas escolas, a necessidade de serem ouvidos por diretores e coordenadores para expor as suas ideias de melhorias e vê-las colocadas em prática.

Em um trecho do documento, se utilizam das quatro operações da Matemática para sugerir, de forma simples e com exatidão, a prática de atitudes que podem encurtar o caminho para uma escola melhor: “Multiplicar a educação, somar qualidades, dividir aprendizado e diminuir os defeitos”.

No próximo passo, os alunos que participaram da Consulta Lúdica farão a entrega da carta aos órgãos públicos envolvidos com o projeto, como a Secretaria de Educação, a Câmara Municipal e a Prefeitura, além das escolas do município e dos veículos de imprensa regionais. A entrega da Carta Aberta será no dia 19 de outubro, às 14:30h, no Clube Cultural Esportivo Antonio Ferreira de Souza, localizado na Rua José Moraes, s/n, Centro, Governador Mangabeira.

Desenvolvimento
Durante o ano, no PVE, foram praticadas diversas ações em busca da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional no município. As atividades tiveram início em abril, onde buscou-se crianças, jovens e adolescentes engajados em concretizar mudanças e trabalhar na melhoria contínua da educação, almejando a construção da escola e municípios ideais.

Na segunda etapa, foram realizadas oficinas para a equipe escolar e mobilizadores da sociedade com o intuito de enaltecer o valor da participação e do protagonismo de crianças e de jovens na educação no município, auxiliando em seus questionamentos e na construção conjunta de uma “escola dos sonhos”. As ideias de melhorias propostas feitas pelo grupo deram origem às bandeiras.

Houve ainda, em agosto, a aplicação do Indique, pesquisa na qual participaram pais de alunos, professores e funcionários de todas as escolas do município. Nela, eles avaliaram o ensino municipal em sete dimensões e, a partir do resultado, está sendo criado um plano de ações que será aplicado para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

Em outubro, um mês antes do encerramento das atividades do PVE, acontecem as inscrições para o Desafio Criativos da Escola, que premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Serão premiados os 10 projetos de todo o Brasil que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, impacto social, empatia e trabalho em equipe.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas