Ícone do site Jornal da Chapada

Banco do Brasil extingue diretorias e plano de demissões voluntárias é esperado

bb
O BB está passando por um profundo processo de reestruturação planejado desde o início do governo de Michel Temer | FOTO: Reprodução/Blog Categoria Bancária |

As diretorias de Crédito Imobiliário (Dimob) e a de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref) do Banco do Brasil (BB) foram extintas na última quinta-feira (13). A instituição financeira deve anunciar nos próximos dias um plano de demissões voluntárias. Os números ainda não estão definidos. Comenta-se nos corredores da instituição que a meta é reduzir em até 18 mil o atual quadro de 115 mil colaboradores. O BB está passando por um profundo processo de reestruturação planejado desde o início do governo de Michel Temer. A ideia do governo é tornar a instituição mais leve, o que poderá também reduzir o escopo de negócios.

Aviso
Os 93 funcionários da Dimob foram avisados no final da tarde de quinta que a área será integrada à Diretoria de Empréstimos e Financiamentos (Diemp), na qual trabalham outras 133 pessoas. O enxugamento será inevitável. O diretor da Dimob, Hamilton Rodrigues, vai se aposentar. As áreas reunidas ficarão sob o comando de Edson Pascoal Cardozo, servidor de carreira do banco, que foi promovido.

A Dimob é extremamente simbólica. Foi criada há cinco anos, separando-se da Diemp, quando a economia brasileira estava em alta e a popularidade de Dilma Rousseff também. Não há dúvidas de que a área perde prestígio dentro do banco. O foco era o Minha Casa Minha Vida, uma das principais vitrines da administração petista. O programa habitacional já vinha perdendo importância há pelo menos um ano na instituição financeira.

Técnicos envolvidos na reestruturação do Banco do Brasil dizem que todas as mudanças buscam a sobrevivência do banco, que perdeu muita competitividade nos últimos anos. A rentabilidade média caiu à metade, de cerca de 14% para 7% ao ano. Com informações do Correio Braziliense.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas