Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Poço Azul encanta visitantes e garante aventura em Nova Redenção

O local foi descoberto em 1920 por garimpeiros | FOTO: Jornal da Chapada |

O Poço Azul fica no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, e é um lugar encantador. Quando os raios solares incidem na água provocam um fenômeno que causa admiração em qualquer visitante. Saindo de Lençóis pode-se ir de carro ou van. O poço tem cerca de 40 metros de profundidade e uma área de ‘banho’. O local foi descoberto em 1920 por garimpeiros, uma dos primeiros habitantes da região. Porém, a região só se tornou turística a partir de 1994.

Para entrar no terreno onde fica o poço é preciso pagar uma taxa para família que administra o local. Israel Braga é dessa família, mora e trabalha no local há muitos anos. O pagamento de R$20 inclui o colete e a máscara para flutuação. Lá existe uma loja de artesanatos, banheiros com chuveiros, uma pastelaria e um restaurante que serve pratos típicos da região como mamão verde, omelete de mamão, godó de banana verde e o picado de palma.

Se você se interessou pelo lugar e deseja vislumbrar as cores mais fortes desse fenômeno, se programe porque os raios solares incidem em maior intensidade é de maio à setembro das 12h30 até às 15h. Após receber o material de mergulho, o visitante segue para a entrada da caverna de 250 metros. A descida até o poço é bem íngreme em cerca de 15 metros e você passa por uma escada de madeira construída para favorecer essa exploração turística.

À medida que se aproxima do fundo, a temperatura esfria. Na base de madeira acima da água, o visitante é orientado a não pular ou manter ações bruscas na água. É permitido apenas a flutuação. É importante a presença do colete, pois a composição da água faz com que o visitante se canse mais se tentar nadar sem esses equipamentos, por isso, sempre há alguém monitorando os grupos que estão na água. Com informações de Jornalismo de Viagem.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas