Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rastreamento do câncer de Mama chega a Jacobina nesta segunda

O ônibus do projeto estadual está na frente do Centro de Convivência do Idoso na cidade chapadeira | FOTO: Divulgação/Mateus Pereira |

foto67
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa a atender nesta segunda-feira (31), as mulheres de 50 a 69 anos, do município de Jacobina. A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a 6.329 mulheres, com a realização de mamografias, para isso, a unidade móvel estará no município até o dia 18 de novembro.

Na oportunidade, o diretor de Projetos Estratégicos da Sesab, Ivonildo Dourado, estará presente na abertura do atendimento, que começa às 7 da manhã e prossegue até as 18h. A unidade móvel estará estacionada no Ginásio de Esportes, na Rua J. J. Seabra S/N, Estação. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência.

Para Ivonildo Dourado, esta é uma ação que as mulheres não devem deixar de ir para fazer o exame de mamografia. “Este exame detecta precocemente o câncer de mama e a chance de cura é muito maior do que detectado tardiamente. Estaremos aqui até o dia 18 de novembro e esperamos o comparecimento das mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 50 a 69 anos”, explica o diretor.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas