Chapada: Rastreamento do câncer de mama começa nesta quarta em Várzea do Poço

Postado em nov 22 2016 - 3:59pm por Jornal da Chapada
mama

Vai atender mulheres de 50 a 69 anos para a realização de mamografia | FOTO: Reprodução |

O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa nesta quarta-feira (23), no município de Várzea do Poço, na Chapada Norte. A ação, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), vai atender mulheres de 50 a 69 anos para a realização de mamografia. O exame rastreia o câncer de mama, doença que, detectada precocemente, chega a 100% de cura.

A unidade móvel ficará estacionada até o dia 28, na Rua Durval Gama, na UBS Cleonice Lopes Barrozo, nas proximidades da Prefeitura Municipal. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento começa às 7h e encerra às 18h. Em Várzea do Poço, a população feminina de 50 a 69 anos está estimada pelo IBGE em794 mulheres.

O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. As informações são da Sesab.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.