Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Tapiramutá e Várzea da Roça recebem serviço gratuito de rastreamento do câncer de Mama

80% dos tumores nas mamas são descobertos pela própria mulher no autoexame | FOTO: Camila Souza/GOVBA |

foto
Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, cartão do SUS e um comprovante de residência | FOTO: Camila Souza/GOVBA |

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa a atender as mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Tapiramutá (29/10) e Várzea da Roça (01/11). A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a 2.033 mulheres, com a realização de mamografias. O atendimento começa às 7h e vai até as 18h.

Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, cartão do SUS e um comprovante de residência. As unidades móveis estarão estacionadas nos seguintes locais: Tapiramutá, na Praça João Américo, próximo da Prefeitura Municipal; Várzea da Roça, na Praça Topógrafo Pedro Magalhães, em frente à quadra de esportes.

Na oportunidade, o diretor de Projetos Estratégicos da Sesab, Ivonildo Dourado, estará presente na abertura do atendimento dos dois municípios. “Esta é uma ação que as mulheres não devem deixar de ir para fazer o exame de mamografia. Este exame detecta precocemente o câncer de mama e a chance de cura é muito maior do que detectado tardiamente”, explica o diretor.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. As informações são da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas