Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Vereador acha importante a decisão de cervejarias em não patrocinar festas “open bar”

heber
O vereador da capital, Heber Santana (PSC) | FOTO: Reprodução |

O vereador Heber Santana (PSC) diz ser acertada a decisão de um grupo de cervejarias em não patrocinar as festas universitárias “open bar” em todo o país. Autor do Projeto de Lei nº 33/2013 que dispõe sobre a proibição de realização de eventos com bebidas alcoólicas liberadas (open bar) em Salvador. O vereador disse que essa é uma decisão sábia.

“Dessa forma não estimulamos o consumo abusivo do álcool. Aqui em Salvador por exemplo quase 24% da população consome esse tipo de bebidas de forma abusiva, liderando o ranking brasileiro no consumo abusivo do álcool. O que não é nada animador quando vemos as estatísticas de acidentes e mortes causadas por essa ingestão excessiva”, explica o edil.

Conforme Heber, esse tipo de evento principalmente entre os jovens é uma espécie de chamariz para o abuso. “Não queremos que as pessoas deixem de beber, apenas que consumam de forma responsável. No Brasil a ingestão de álcool já é 50% superior à média mundial, 78% dos jovens consomem álcool regularmente, e desses, 19% já são dependentes químicos.”.

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cerv Brasil), que representa a Ambev, a Brasil Kirin, o Grupo Petrópolis e a Heineken Brasil, deu início a uma campanha nacional para que os distribuidores não participem desse tipo de evento. A associação também promoverá ações em diversos municípios para conscientizar distribuidores sobre o combate ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas