Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina fica em sétimo no ranking de melhor roteiro para cicloturismo

brasil ride
O site Bike é Legal reúne ciclistas que são referências sobre o tema no Brasil | FOTO: Arquivo/Fabio Piva/Brasil Ride |

A Bahia ocupa três entre os dez melhores lugares para pedalar no Brasil, de acordo com o ranking elaborado pelo Bike é Legal, portal sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. O 1° lugar ficou com a Rota do Descobrimento, o 3°, com a Costa dos Coqueiros, e a Chapada Diamantina ficou com a 7ª posição nesta lista, em que sobressai a beleza de lugares para viajar de bicicleta. Os gestores do portal esclarecem que recorreram aos arquivos de mais de duas décadas da Renata Falzoni e às dicas de Paulo de Tarso, do Grupo Sampa Bikers, para escolher “os dez melhores lugares para pedalar no Brasil, pra curtir essa paixão que é o cicloturismo”.

No vídeo, que pode ser acessado no Youtube, esclarecem que a Rota do Descobrimento é a mais encantadora opção de destino turístico. “São 120 quilômetros por pequenas estradas e trilhas no litoral baiano, entre Prado e Arraial D’Ajuda. Um lindo roteiro de seis dias cruzando rios e falésias em meio a coqueirais, passando por comunidades preservadas. Conforto, ótima gastronomia e atividades como passeios de escunas e mergulho em corais fazem parte da incrível experiência”.

O roteiro da Costa dos Coqueiros tem 140 quilômetros de praia no Litoral Norte da Bahia, de Mangue Seco à Praia do Forte, e deve ser curtido em cinco dias, apreciando sol, mar, águas cristalinas e coqueirais. Já na Chapada Diamantina, coração da Bahia, o roteiro dura uma semana e passa por enormes cadeias de serras com imensos cânions e paredões, rios, cachoeiras, e pela maior queda d’água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça. São 200 quilômetros de extensão pelas belas estruturas naturais esculpidas pela natureza ao longo de milhões de anos.

Os dez roteiros escolhidos são: Rota do Descobrimento, Vale Europeu, Costa dos Coqueiros, Cariri, Estrada Real, Serra da Bocaina, Chapada Diamantina, Serra do Rio do Rastro, Caminho da Fé, Fernando de Noronha. Criado por Renata Falzoni, que pedala há 40 anos, o Bikeelegal.com mostra tudo sobre bicicleta: notícias, vídeos, fotos, artes, ideias, questionamentos, discussões e reivindicações. O site reúne ciclistas que são referências sobre o tema no Brasil. A narração é do jornalista Murilo Azevedo, que foi repórter e coordenador de programas na TV Esporte Interativo e agora é videorrepórter e editor do portal Bike é Legal. As informações são da Setur.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas