Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Trabalhadores sem-terra reocupam fazenda improdutiva e são ameaçados em Ruy Barbosa

foto6
A ocupação é proveniente de um despejo, realizado nesta última quinta-feira (3), emitido pela justiça local | FOTO: Divulgação/MST |

Cerca de 100 famílias reocuparam a fazenda Santa Maria, localizada no município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, na manhã do último domingo (6), com o objetivo de denunciar a improdutividade da área e agilizar o processo de desapropriação para fins de reforma agrária. A ocupação é proveniente de um despejo, realizado nesta última quinta-feira (3), emitido pela justiça local.

De acordo com as famílias, o processo de reocupação foi tenso e conflituoso por conta da invasão de pistoleiros na área do acampamento, onde diversas ameaças foram realizadas obrigando os trabalhadores e trabalhadoras a desocuparem a fazenda. Como as famílias não se intimidaram, os pistoleiros saíram do acampamento afirmando que voltariam em número maior e usariam a força física para expulsá-los.

O latifúndio pertence a Nilza Passos Baleeiro, da Empresa Estância Baleeiro LTDA. A área possui mais 1,6 mil hectares e o MST realizou diversas denúncias de desmatamento e venda ilegal de madeira. Até então, os processos estão travados. O MST destaca que um indício claro da improdutividade da área está no arrendamento das terras.

De acordo com informações, Nilza Baleeiro arrendou a fazenda para diversas pessoas, uma delas é Rogério Valverde, “representante legal e responsável pela contratação de jagunços que estão ameaçando as famílias”. Este já é o segundo despejo sofrido e os Sem Terra continuam resistindo.

Desses processos de luta nasceu o Acampamento Olga Benário, onde há mais de dois anos produzem uma diversidade de alimentos saudáveis que estão sendo comercializados nas feiras locais. As famílias entraram em contato com a Casa Militar para denunciar as constantes ameaças, porém não houve retorno. Com informações do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas