Ícone do site Jornal da Chapada

Temperaturas mínimas na Chapada Diamantina devem chegar a 15°C esta semana

foto6
Mesmo com essa previsão de retorno das chuvas em algumas áreas, os riscos de ocorrer focos de queimadas permanecem elevados | FOTO: Reprodução/Cris Mendez |

Nos próximos dias são esperadas algumas mudanças nas condições na Bahia, pois a massa de ar quente e seco começa a perder força, o que permite a formação de nebulosidade e o retorno das chuvas em boa parte do Estado, principalmente na faixa centro-sul e oeste. Assim, nas regiões Oeste e São Francisco, além dessa massa de ar estar perdendo força, os altos índices de temperatura (máximas de até 37°C) e umidade também deverão contribuir para deixar o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas, sendo estas mais frequentes no final da tarde e início da noite. No entanto, os maiores volumes estão previstos para as localidades situadas no extremo oeste dessas regiões.

Já no Recôncavo baiano, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão influenciar o tempo, aumentando a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas, especificamente na região Sul, onde são esperados os maiores volumes. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas variando entre 29°C e 34°C, o que poderá intensificar essas chuvas. Ainda assim, temperaturas mais amenas também deverão ser registradas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 15°C.

Por outro lado, nas regiões Norte e Nordeste, é a massa de ar quente e seco que continua atuando, mantendo o céu ensolarado e as temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar aos 35°C. Mesmo com essa previsão de retorno das chuvas em algumas áreas, os riscos de ocorrer focos de queimadas permanecem elevados. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, esse fogo fora de controle pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, prejuízos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, é a umidade vinda do mar que manterá o céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana permanecem sem grandes mudanças, oscilando entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C. Uma das características da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, da Radiação Ultravioleta.

Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, o que resulta na elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para os dias terça-feira (8) e quarta-feira (9), que deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10 às 16 h. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas