Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultores familiares de Barra da Estiva recebem equipamentos de última geração

foto6
Tratores vão auxiliar agricultores na zona rural de municípios da Chapada Diamantina  | FOTO: Pedro Moraes/GOVBA |

Entidades representativas da agricultura familiar receberam oito tratores com implementos agrícolas e dez micro tratores, neste sábado (12) no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Além disso, o governador Rui Costa (PT) autorizou a implantação de uma unidade de beneficiamento de morango que contará com investimento de R$ 383,8 mil. Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a parceria do Governo do Estado com os deputados estaduais, via emendas parlamentares, para o fortalecimento da mecanização rural baiana e que, Barra da Estiva desponta como município de referência na produção de morango.

“A entrega dessas máquinas é uma certificação para nós que é possível beneficiar muitos agricultores de acordo com a sua necessidade, isso me deixa muito curioso de como vai ser a receptividade e resultado na utilização dos micro tratores, pois com o recurso de um trator grande, é possível adquirir 10 do menor, mas saliento que isso não quer dizer, que deixaremos de beneficiar associações e cooperativas que precisam de um equipamento maior”, pondera o secretário da SDR. Para presidente da Associação de Queimadas I, do município de Iraquara, Inês dos Santos, “sonhamos a um tempo com essa conquista, de ter essa máquina na roça, que vai beneficiar diretamente e indiretamente mais de 200 famílias. Vamos agilizar o serviço na lavoura”, comemora.

O governador Rui Costa com lideranças políticas da região | FOTO: Pedro Moraes/GOVBA |

As instituições que receberam tratores microtratores pertencem aos municípios de Bonito, Souto Soares, Ituaçu, Tanhaçu, Livramento de Nossa Senhora, Iraquara e Barra da Estiva, Andaraí, Marcionílio Souza, Itaetê, Rio de Contas e Abaíra. Sobre o morango, Rodrigues disse que “vamos ter no final do mês a Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES) e a qualidade do morango de Barra da Estiva será um dos carros chefe de nossa mostra”.

A implantação da unidade de beneficiamento vai garantir a qualidade pós-colheita do morango comercializado in natura, reduzindo perdas para os produtores. Serão beneficiadas diretamente 33 famílias, com a construção do empreendimento, a expectativa é que o número de beneficiados chegue a aproximadamente 170 novos produtores de morango. “Isso é tudo que precisávamos, pois o sonho da gente é construir essa unidade que vai promover transformação e agregação de valor a nossa produção de morango” afirma o presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutis da Chapada Diamantina (ASPROMH), Denevaldo Carvalho Cruz. Com informações da Secom .

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas