Ícone do site Jornal da Chapada

Produção de vinho é tema de reportagem sobre a região da Chapada Diamantina; confira aqui

globo
A Chapada Diamantina é uma importante região produtora de frutas, batatas e de um dos melhores cafés do Brasil | FOTO: Reprodução/TV Globo |

Na última semana o programa televisivo Globo Repórter foi até a Chapada Diamantina, região no coração da Bahia para saber mais dos vinhedos que se formaram na região. Mergulhar na Chapada é encontrar cenários que a natureza foi esculpindo por milhares de anos. Os primeiros exploradores a chegar à região foram os garimpeiros, que vieram atrás dos diamantes que eram encontrados facilmente na beira dos rios.

Demorou bastante tempo depois da exploração dos diamantes para que os turistas descobrissem que a Chapada era um lugar único no mundo. E é seguindo o caminho dos primeiros garimpeiros que a equipe do Globo Repórter foi procurar o vinho da Chapada Diamantina.

Leia também:
Franceses virão à Bahia para implantação de cooperativa de vinhos na Chapada Diamantina
Chapada Diamantina entra para a rota do vinho com produção em Morro do Chapéu

Eles encontraram esses novos garimpeiros tratando videiras como se fossem diamantes. Agricultura não é novidade no local. A Chapada é uma importante região produtora de frutas, batatas e de um dos melhores cafés do Brasil. E foi justamente batata e café que a família do Fabiano Borré começou a cultivar décadas atrás.

Ao encontrar o café no ponto exato para ser colhido, o Fabiano viu quase um sinal. O vinho que ele está produzindo ainda está em fase experimental. Só deve chegar ao mercado nos próximos anos. E vai ser a primeira sementinha de uma ideia que o Fabiano quer ver frutificando também entre os pequenos produtores.

“Queremos perpetuar isso por mais cem, duzentos, trezentos anos. E isso jamais vai acontecer se as pessoas que estiverem ao redor também não estiverem se perpetuando, não estiverem sendo mantidas no campo, estiverem tendo uma renda justa no trabalho. Isso é importantíssimo”, diz Fabiano. Jornal da Chapada com informações do G1.

Confira aqui matéria completa:
Ou acesse pelo Youtube:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas