Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Capa de jornal sobre impeachment de Dilma ganha prêmio internacional

capa
A capa do periódico da edição do fim de semana dos dias 16 e 17 de abril, quando a Câmara votou o impeachment de Dilma, também esteve entre as melhores na avaliação dos jurados | FOTO: Reprodução/Gazeta do Povo |

A capa publicada pela Gazeta do Povo em 12 de maio, data em que o Senado aprovou o afastamento da então presidente Dilma Rousseff (PT), ganhou o prêmio ÑH, da Society For News Design (SND). A honraria é entregue aos melhores trabalhos gráficos em jornais, revistas e websites na Espanha, Portugal e América Latina. Na categoria “Melhor capa de diários e semanários” foram premiados, ao todo, 12 trabalhos, sendo dois da Gazeta do Povo. A capa do periódico da edição do fim de semana dos dias 16 e 17 de abril, quando a Câmara votou o impeachment de Dilma, também esteve entre as melhores na avaliação dos jurados, e conseguiu uma “prata” ao lado de outros quatro jornais.

Além disso, o jornal paranaense levou bronze na categoria de design de páginas internas e ficou entre os finalistas da categoria de melhor diário local, prêmio que foi conquistado pelo espanhol Las Provincias. Editor-executivo de Imagem da Gazeta do Povo, Marcos Tavares afirma que a escolha das capas inscritas partiu de decisão conjunta da equipe que aliou a importância da notícia com a qualidade gráfica. “Um prêmio da SND é um Oscar do design editorial. Creio que cada veículo tem suas particularidades e por isso deve buscar o seu modelo de excelência. Foi isso que fizemos. Criamos, mudamos, refizemos e adaptamos. Apostamos em um novo formato e desenvolvemos um projeto gráfico com a nossa alma”, conta o profissional.

Tavares é o responsável pela construção das duas capas premiadas ao lado do designer Osvalter Urbinati Filho, o autor do trabalho que ficou em 3º lugar na categoria “Páginas Internas”. A premiação está prevista para o dia 23 de novembro, em Madri. De acordo com a Gazeta do Povo, esta é a primeira vez que o ÑH abre concorrência específica para o eixo Portugal e Espanha e países latino-americanos. A ideia do prêmio, promovido pela filial espanhola do SND, é reconhecer o valor do design jornalístico, trabalho essencial para agregar peso às informações veiculadas pelos meios de comunicação. As informações são do Portal Comunique-se.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas