Ícone do site Jornal da Chapada

Morro do Castelo é encantamento para caminhantes da Chapada Diamantina

| FOTO: Reprodução/Panoramio |

morro
Thiago Carmo, Hébert Vieira e Maurício Queiroz registraram sua passagem por lá com essa imagem | FOTO: Divulgação/Tiago Carmo |

O Morro do Castelo, uma das passagens mais difíceis da trilha do Vale do Pati, na Chapada Diamantina, é realmente de uma beleza encantadora. O morro fica a mais de 1.400 metros do nível do mar e pode ser acessado por Mucugê (Guiné), Andaraí (Pati), Palmeiras (Vale do Capão), dentre outros.

Aqueles que têm a oportunidade de fazer esse caminho com certeza não se esquecem dessa paisagem. No Castelo é possível escalar e caminhar até o alto do Morro, chegando a um visual de rara beleza. Já lá em cima, existe a travessia da gruta que tem formação de quartzito, que leva até o Vale do Calixto para contemplar a melhor vista panorâmica da Chapada.

Ao alcançar a porta de entrada do Castelo, é possível também ver uma caverna de 800 metros de comprimento. É uma das raras cavernas que a natureza construiu nas alturas. Após atravessar a caverna se chega ao topo do Castelo.

Lá está uma varanda espetacular cercada por muralhas de pedra magníficas erguidas pelo tempo e o vento e com uma vista além da imaginação. Vale a pena todo o esforço. A prefeitura é um local considerado como ponto de apoio da trilha do Pati, inclusive os jovens Thiago Carmo, Hébert Vieira, Maurício Queiroz registraram sua passagem por lá com a imagem que ilustra esse texto.

Leia também:
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui
Chapada: Conheça as cachoeiras e mirantes do Vale do Pati; uma das trilhas mais procuradas da região

Jornal da Chapada

Confira vídeo da vista do alto do Morro:

Veja mais fotos do Castelo:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas