Ícone do site Jornal da Chapada

Seminário em São Paulo constrói um novo polo nacional no PT com movimentos sociais

site
As militâncias das duas tendências estarão nas mesas de diálogos na capital paulista para ouvir os movimentos sociais | FOTO: Montagem/Divulgação |

Nos dias 25 e 26 de novembro, sexta e sábado, acontece em São Paulo o seminário nacional ‘Desafios do PT e Movimentos Sociais’, para ampliar os debates do enfrentamento ao governo de Michel Temer (PMDB) e gerar mais estratégias para a oposição, além de seguir com as ações de mudanças da sigla. De acordo com políticos de diferentes estados brasileiros das tendências Esquerda Popular e Socialista (EPS) e da Novo Rumo, o encontro vai construir um novo polo nacional de atuação do PT. As militâncias das duas tendências estarão nas mesas de diálogos na capital paulista para ouvir os movimentos sociais e alçar novas ideias para o processo de escolha do novo presidente nacional da sigla.

“A ideia é fazer uma junção da EPS, tendência ligada aos movimentos sociais, como o MST, com o grupo do PT paulista Novo Rumo. Nosso partido precisa de mudanças estruturais. Precisamos seguir com novas propostas e elevar o clima de disputa para envolvermos os movimentos sociais, sindicais, MST, juventude, negros e negras, LGBT, mulheres, sem-teto e intelectuais em todo o processo, assim como toda a militância”, frisa o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), membro da EPS, que participa do evento junto com o correligionário João Daniel (PT-SE). A EPS se une ao grupo intitulado Novo Rumo, uma das correntes mais atuantes do PT no Brasil e tem como referência o atual presidente do partido, Rui Falcão, além do deputado estadual e secretário do prefeito Fernando Haddad, José Américo, e da vereadora, Juliana Ribeiro.

O encontro vai contar com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), um dos possíveis candidatos ao cargo maior do PT no país. Junto com senador ainda participam do evento, que acontece no Sindicato dos Químicos, na Rua Tamandaré, 348, no bairro da Liberdade, o atual presidente nacional da sigla Rui Falcão, o cientista político, Emir Sader, além de Guilherme Boulos, da direção nacional do MTST, e de João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST. Os debates ainda contarão com a representante da direção nacional do PT, Sheila Oliveira, da vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Taíres Santos, da representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Fátima Veloso, e a vereadora de São Paulo, Juliana Cardoso (PT).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas