Ícone do site Jornal da Chapada

Ex-ministro afirma à PF que foi pressionado por Temer no caso Geddel, diz jornal

foto
Calero afirmou que o presidente Michel Temer o pressionou | FOTO: Reprodução |

Mais uma bomba no governo do presidente Michel Temer (PMDB). Dessa vez, trata-se do depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero à Polícia Federal, que pode agravar a crise instalada recentemente no Palácio do Planalto. De acordo com publicação do jornal Folha de S. Paulo, Calero afirmou que o presidente Temer o pressionou para “encontrar uma saída” para a obra de interesse do ministro de Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB), em Salvador. Na última semana, o ex-ministro da Cultura pediu demissão do cargo e acusou Geddel de fazer pressão seguidas vezes para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) liberasse construção do arranha-céu La Vue Ladeira da Barra.

“Que na quinta (17), o depoente foi convocado pelo presidente Michel Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado; que então o presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU [Advocacia-Geral da União], porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”, afirmou Calero no relatório divulgado pela Folha.

A PF enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) depoimento prestado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero na quarta-feira, em Brasília, sobre o episódio de suposto tráfico de influência do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Cabe à Corte decidir sobre eventual abertura de investigação sobre o ministro Geddel e outras autoridades com prerrogativa de foro. As informações são do Correio do Povo e da Folha.

Leia também:
Geddel não resiste crise e entrega carta de renúncia ao presidente Temer; veja aqui
#Brasil: Ex-ministro da Cultura grava conversações com Temer, Geddel e Padilha

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas