Ícone do site Jornal da Chapada

Campeã mundial de karatê é recebida pelo governador Rui Costa

rui costa
Rui Costa recebe a campeã Leonarda Alves | FOTO: Alberto Coutinho/GOVBA |

Com apenas 13 anos, a karateca Leonarda Alves já possui um impressionante currículo. Ela é bicampeã mundial, bicampeã pan-americana, tetracampeã brasileira em kumitê e tricampeã na modalidade catar, além acumular vitórias em diversas competições estaduais. O governador Rui Costa recebeu a atleta e a parabenizou pelas conquistas nesta quinta-feira (1º), na Governadoria, em Salvador.

A jovem de olhar compenetrado faz grandes planos e já vive a expectativa por novas conquistas. “É uma sensação muito boa vencer um mundial, ainda mais sendo tão jovem. Eu sei que estou estimulando outras pessoas a praticarem o esporte. Pessoalmente, eu quero melhorar cada vez mais. Espero conseguir participar das próximas Olimpíadas, mas, se a oportunidade não vier agora, eu vou seguir estudando e treinando para continuar fazendo o que eu amo”, afirma.

Aluna do 8º ano do Colégio da Polícia Militar, Leonarda se destaca também com boas notas. A mãe da karateca, Daniele Bispo, acredita que a concentração adquirida com o esporte tem ajudado nos estudos. “O esporte traz mais disciplina e mais foco. Ela sempre foi uma aluna muito boa e está ainda melhor. Toda mãe quer o melhor para os filhos e é um conforto saber que além do talento para o esporte, ela mantém a seriedade na escola”.

Presente no encontro na Governadoria, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, destaca a importância do esporte como ferramenta de transformação social. “O esporte tem uma importância extraordinária. O governador Rui Costa acredita que o esporte é um fator de inclusão e desenvolvimento humano e tem feito um esforço muito grande para que essa política de esporte se consolide cada vez mais. Um dos fatores para o excelente desempenho que o nosso estado teve nas últimas Olimpíadas é o incentivo que o Governo da Bahia tem dado ao esporte”.

De acordo com o treinador de Leonarda, Wangnecy Dias, que também já trabalhou com outros jovens atletas no projeto ‘Karatê do Saber: Guerreiros do Rio Sena’, da Policia Militar, as lições aprendidas com o karatê são mantidas por toda a vida. “Basta um estimulo para que esses jovens possam ir longe. Respeito e perseverança são ensinamentos que eles carregam para sempre. Ainda que não sigam uma carreira profissional no esporte, eles evoluem e se tornam pessoas de melhores”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas