Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão é de chuvas fracas para os próximos dias na região da Chapada Diamantina

jc
São esperadas temperaturas mais amenas nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas de 16°C | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo na Bahia, pois a instabilidade causada pelos elevados índices de umidade do ar, vindos da região amazônica, continua favorecendo a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas em algumas áreas, sobretudo na faixa centro sul e oeste do Estado. Além disso, as temperaturas elevadas, com máximas variando entre 33°C e 36°C (típicas dessa época do ano) também deverão contribuir para intensificar essas chuvas, principalmente, nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, onde não se descarta a possibilidade de trovoadas.

Por outro lado, no Norte e Nordeste do Estado, a massa de ar quente e seco ainda é o sistema meteorológico predominante, o que manterá o céu com poucas nuvens e sem chuvas em, praticamente, toda a área dessas regiões. Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar também está refletindo nas temperaturas, mantendo-as elevadas em todo o período, com máximas podendo chegar aos 36°C. Para as regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, as temperaturas elevadas (com máximas de até 34°C) e a umidade vinda do Oceano Atlântico e da região amazônica também deverão influenciar o tempo, mantendo o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas.

Mesmo com essa previsão de tempo quente em, praticamente, todas as regiões da Bahia, em algumas localidades também são esperadas temperaturas mais amenas, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico continua contribuindo para deixar o céu parcialmente nublado a claro. Além disso, as temperaturas elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C, poderão contribuir para a ocorrência de chuvas fracas na capital baiana, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. No mês de dezembro, com a aproximação da estação do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas.

Nessa estação há maior incidência de radiação solar e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 07/12 (quarta-feira) e 08/12 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar entre 12 e 14, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade “Extrema”. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas