Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Operação combate desvio e roubo de cargas em seis estados

Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã de hoje (29), pelo menos 20 pessoas, durante a Operação Monte Carlo, que desmontou uma quadrilha que explorava máquinas caça-níqueis e pagava propina para agentes públicos de segurança. Entre os presos está o chefe do grupo, Carlinhos Cachoeira, empresário de Goiânia. os Agentes chegam à sede da PF com material apreendido e pessoas detidas na Operação Monte Carlo

pf
A ação do bando consistia em aliciar motoristas para que entregassem cargas de interesse da quadrilha | FOTO: Reprodução |

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram nesta sexta (9) a Operação Canto da Sereia no intuito de reprimir crimes de desvio e receptação de carga em estados do Nordeste brasileiro. A estimativa é que o prejuízo com a subtração das mercadorias possa ultrapassar a cifra de R$ 15 milhões. Mais de 300 policiais das duas instituições cumprem 84 ordens judiciais expedidas pela Justiça estadual de Sergipe, sendo 28 mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão em cidades dos seguintes estados: Sergipe, Bahia, Alagoas, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

“Desde a execução da Operação Subida da Torre (ação conjunta PF e PRF em dezembro de 2015), a conduta das quadrilhas que agiam na região sofreu modificações. Detectou-se que, apesar da diminuída prática de roubos, reprimida pelas ações e policiamento ostensivo, vários desvios de cargas aconteceram no período nas BRs 101, 116 e 316, nas divisas entre os estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco”, informou a PF.

Ainda de acordo com a corporação, a ação do bando consistia em aliciar motoristas para que entregassem cargas de interesse da quadrilha e, em muitas vezes, a negociação era proposta pelo próprio motorista da carga, que oferecia a mercadoria aos aliciadores. Após a negociação, o motorista registrava ocorrência policial como roubo em outro estado, para dissimular e dificultar a investigação policial.

“A quadrilha movimentava estrutura de logística para transbordar, transportar, esconder e negociar a carga roubada junto a uma rede de receptadores, que comprava as mercadorias provenientes dos crimes para revender em seus estabelecimentos comerciais”, completou a PF.

Em Sergipe, os mandados judiciais então sendo cumpridos nas de cidades de Aracaju, Cristinápolis, Itabaianinha, Umbaúba, Boquim, Nossa Senhora do Socorro, Estância e Tobias Barreto. Ainda estão sendo cumpridos mandados nas seguintes localidades: Euclides da Cunha e Caldas do Jorro, na Bahia; Porto Calvo, em Alagoas; Taubaté, em São Paulo; Rondonópolis, em Mato Grosso; e Aparecida de Goiânia, em Goiás.

Os autores, nas medidas de suas participações, vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude à licitação, advocacia administrativa, falsa comunicação de crime e de organização criminosa. As penas somadas podem superar 700 anos de prisão. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas