Ícone do site Jornal da Chapada

Aproveite o fim de ano em trilhas ecoturísticas na Chapada Diamantina; confira imagens

O Vale do Capão é um dos locais mais procurados da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Agência A Tarde |

O Jornal da Chapada separou algumas das principais atrações turísticas das cidades da Chapada Diamantina para quem pretende passar o fim de ano em meios as trilhas e belezas naturais da região. Com atrações saborosas para os amantes de natureza, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna) é formado por 152 mil hectares de preservação ambiental.

É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), que compreende boa parte dos municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Itaetê, Iraquara, Seabra e Ibicoara; é um dos maiores parques de preservação do país fora da região Amazônica.

O Riachinho é muito bom para nadar e se divertir no poço | FOTO: Reprodução/Expedição Sobre Rodas |

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos ecoturísticos do país, tendo, também, grande repercussão no turismo internacional. Parte desse poder de atração da região é devido a sua privilegiada geomorfologia, repleta de cânions, montanhas, cachoeiras, cavernas e as chapadas, propriamente ditas.

No próprio Parque, por exemplo, ocorrem regiões com 480 metros de altitude que contrastam com picos de mais de 1700 metros, além da segunda mais alta queda d’água do país, a Cachoeira da Fumaça, que fica no município de Palmeiras, com trilha pelo Vale do Capão.

Muitos procuram a região para praticar esportes radicais | FOTO: Reprodução |

A recente melhora da infraestrutura turística, a abertura de hotéis de bom padrão e a construção de um aeroporto (Tanquinho de Lençóis) dos últimos tempos facilitou a atuação de empresas de turismo receptivo. Hoje, brasileiros e estrangeiros visitam com maior comodidade as cavernas, cachoeiras, rios, vales e montanhas.

Muitos procuram a região para praticar esportes como escaladas, off-road, rapel, mountain bike, tirolesa, rafting, bungee-jump, cavejump e caiaque, sempre praticados em cartões-postais da Chapada Diamantina, como o Morro do Camelo, em Palmeiras, e a Cachoeira do Buracão, no município de Ibicoara.

Os sítios que foram quilombos atraem turistas interessados em conhecer pratos típicos e festas populares. Artistas plásticos, esotéricos e pessoas que buscam “contatos imediatos” com extraterrestres também visitam a região, principalmente Morro do Chapéu, cidade que tem muitas pessoas que testemunham a presença de alienígenas passando por lá.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas