Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Filosofia e Sociologia são reintroduzidas ao ensino médio após aprovação de emenda

foto
324 deputados votaram a favor e apenas cinco contrários a recolocação das matérias | FOTO: Reprodução/O Vetor |

Uma emenda alterando a proposta de reforma do ensino médio e recolocando como obrigatória a oferta de conteúdos de filosofia, sociologia, artes e educação física na grade curricular foi aprovada na última terça-feira (13) na Câmara dos Deputados. As disciplinas, antes previstas pela Lei de Diretrizes e Bases, que rege a educação no país, haviam sido excluídas na medida provisória apresentada pelo atual governo em setembro deste ano.

Desta feita, 324 deputados votaram a favor e apenas cinco contrários a recolocação das matérias. O texto aprovado na Câmara, porém, não fala em disciplinas específicas, mas sim em “estudos e práticas” que devem ser inseridos na Base Nacional Comum Curricular, documento que definirá quais os conteúdos comuns a todas as escolas do país.

Isso significa que esses estudos não necessariamente ocorrerão por meio de disciplinas separadas –caberá à base e às redes de ensino a definição desse modelo. Atualmente, os conteúdos que deverão fazer parte da base nacional curricular estão em discussão no Conselho Nacional de Educação. Com informações da Folha de S.Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas