Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Parque Nacional tem fim de ano com melhorias em sua infraestrutura

face
Melhoria de acesso ao Vale do Pati foi realizada pelo ICMBio | FOTO: Divulgação/ICMBio/Parna |

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) está passando por transformações nesse final de ano. Um exemplo disso foram as atividades de melhoria de acesso ao Vale do Pati, planejadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associação da Comunidade do Pati (Ascopa). Na primeira semana de dezembro foi concluída uma passarela sobre o Rio Preto na trilha que se inicia no beco do Guiné. A passarela possui 17m de extensão e foi confeccionada em madeira fixada sobre pilastras de pedra. A ação contou com o apoio dos Bombeiros Militares da Bahia, que realizou o transporte dos materiais através de helicóptero.

Campanha
Além disso, desde 27 de dezembro até o dia 3 de janeiro o PNCD está realizando uma campanha de monitoramento e sensibilização no Vale do Pati. Os objetivos da atividade são a contagem de visitantes e orientação sobre os temas acampamentos, fogueiras, lixo e “ida ao banheiro”. Um posto de informações foi instalado no início da trilha Guiné-Pati, placas informativas estão sendo instaladas nas trilhas do Vale do Pati e uma equipe com quatro brigadistas está realizando rondas. Os acampamentos a serem utilizados são Igrejinha, Escolinha, Prefeitura e proximidades das casas dos moradores.

Deve-se evitar acampar na beira de rios, cavernas ou criar novos acampamentos, é proibido fazer fogueiras e pede-se para cada pessoa levar consigo o lixo que produziu durante o passeio. Outra dica do ICMBio é que, ao evacuar, deve-se fazer isso a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água ou trilha e que o papel higiênico seja enterrado com os dejetos. Estando na Chapada colabore seguindo essas dicas importantes. Jornal da Chapada com informações de Assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas