Chapada: Visita técnica ao Vale do Pati é feito por integrantes do ICMBio e prefeito de Andaraí

pati

O Vale do Pati está localizado no centro do PNCD e a sua área está dentro dos limites dos municípios de Andaraí e Mucugê | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Na primeira semana de outubro, membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram uma expedição técnica ao Vale do Pati com o intuito de analisar a possibilidade de restaurar edificações e trechos de trilhas dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) que estão em situação precária. A ação visa atender a uma demanda da Associação de Moradores do Vale do Pati (Ascopa). A visita contou com a participação de técnicos e do prefeito do município de Andaraí, João Lúcio (PSD), além de representantes da Ascopa.

O Vale do Pati está localizado no centro do PNCD e a sua área está dentro dos limites dos municípios de Andaraí e Mucugê. Uma das prioridades da ação é a recuperação de um trecho da Ladeira do Império, pavimentada com pedras pelos antigos moradores, que desabou parcialmente dificultando a passagem dos animais de carga. “As obras antigas são carregadas de sabedoria e demonstram uma engenharia surpreendente. É admirável que durem tanto tempo”, destaca a chefe do Parque, Soraya Martins.

Segundo os moradores, a ponte de concreto sobre o Rio Pati também precisa ser recuperada, pois perdeu parte da sua estrutura nas enchentes, o que atrapalhou também a passagem das mulas e a logística dentro do Vale. Para o prefeito, algumas intervenções irão demandar um grande esforço, devido ao difícil acesso e a necessidade de mão de obra especializada, mas serão feitas. “Acredito que conseguiremos ter êxito nessa investida, devido a parceria estabelecida entre prefeitura, moradores e ICMBio”, disse João Lúcio.

pati34

A reconstrução total da edificação da escola do Cachoeirão, a fim de abrigar a sede da Ascopa, também foi uma das demandas avaliadas | FOTO: Divulgação/ICMBio |

“Estamos elaborando um orçamento dentro da realidade financeira do município e acredito que nos próximos 30 dias conseguiremos iniciar as ações, levando-se em conta as condições climáticas”, ressaltou o gestor. A reconstrução total da edificação da escola do Cachoeirão, a fim de abrigar a sede da Ascopa, também foi uma das demandas avaliadas.

De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella, “o objetivo é realizar as obras de forma integrada, com a participação das três entidades: O Parque Nacional dará auxílio técnico nas intervenções e oferecerá mão de obra de brigadistas; a prefeitura ficará a cargo do material e mão de obra; e os moradores irão contribuir com o transporte dos materiais”, explica.

A continuidade da ação depende da elaboração de projeto técnico, que será feito pelo departamento de engenharia da prefeitura de Andaraí, e da aprovação do ICMBio. Estas não são as primeiras intervenções realizadas na localidade. Segundo o instituto, a prefeitura de Mucugê e a Ascopa realizaram a manutenção da Rampa da Ruinha, na região do Pati de cima, no ano passado. Jornal da Chapada com informações do ICMBio.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.