Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina deve registrar as menores temperaturas no final de semana

Tempo deve virar na Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

salve
As áreas serranas da Chapada Diamantina e do Sudoeste, podem ter mínimas de 16°C durante à noite e no começo do dia | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo, previstas para os próximos dias, que inclui o final de semana, continuam sem mudanças significativas, resultado da permanência da massa de ar quente e seco que continua inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas na maior parte da Bahia. Além de deixar o tempo seco, a contínua atuação dessa massa de ar mantém as temperaturas elevadas em todo o Estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde são esperados os maiores índices, com máximas podendo chegar aos 37°C. Nas demais regiões da Bahia, onde essa massa de ar também está influenciando, são esperadas máximas de até 35°C.

Mesmo com essa previsão de tempo quente, em algumas localidades do Estado estão previstas temperaturas mais amenas, como as esperadas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C. Apesar do predomínio dessa massa de ar, no Recôncavo e Sul há chances de ocorrer chuvas fracas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral, onde é a umidade vinda do Oceano Atlântico quem mais contribui para a formação de nebulosidade. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde essa umidade vinda do Oceano também poderá trazer chuvas fracas, as temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C.

O município de Piatã deve ter 16°C durante os dias de final de semana | FOTO: Reprodução/Inema |

Maré
Entre os dias 06/01 (sexta-feira) e 08/01/2017 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 10h00min e as 13h00min e entre as 22h00min e a 01h00min do dia seguinte, com valores variando de 1,6 a 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 04h00min e as 07h00min e entre as 16h00min e as 19h00min, com valores variando de 0,3 a 0,9 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Com isso, o aumento da nebulosidade reduz a incidência de radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser vista na previsão para o período entre os dias 06/01 (sexta-feira) e 08/01/2017 (domingo), quando os IUV’s deverão variara de 12 a 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas