Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Encontro debate a implantação de projeto de fruticultura orgânica em Lençóis

lençóis
A empresa Bioenergia Orgânicos se instalou em Lençóis e desenvolve, com o apoio da Embrapa, estudos para viabilizar a produção de frutas orgânicas | FOTO: Meramente Ilustrativa/Embrapa |

O superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Ferraro, recebeu, na manhã da última segunda-feira (9), os responsáveis pela empresa Bioenergia Orgânicos, Osvaldo Araújo e Evanilson Montenegro, que seguem desenvolvendo a implantação de um dos maiores projetos agroindustriais de fruticultura orgânica do país no município de Lençóis, na Chapada Diamantina.

O objetivo do encontro, segundo explicou o superintendente, é fazer um acompanhamento para obter informações sobre as demandas enfrentadas pelas empresas que assinaram protocolo de intenções com o Governo do Estado para implantação de projetos que tenham como foco desenvolver a economia e gerar emprego no estado.

“Estamos convocando todas as empresas que assinaram protocolos a partir de 2007. Queremos entender quais estão sendo os entraves e dificuldades enfrentadas que por ventura estejam atrasando ou impedindo a implantação de projetos de desenvolvimento no nosso estado. Queremos entender como a nossa Secretaria pode ajudar a destravar esses projetos”, afirmou.

No caso da Bioenergia Orgânicos, os empresários adiantaram que as principais demandas são a implantação de rede de energia que possibilite o pleno funcionamento do projeto, que irá eliminar a necessidade de uso de combustível como óleo diesel para a irrigação das plantações, e a publicação de licenças ambientais, além de outras também registradas durante o encontro.

Ficou estabelecido que serão assinados dois novos protocolos de intenções entre a empresa e o Governo do Estado, esses agora envolvendo não só a SDE, mas também a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A ideia é que o trabalho em conjunto possa fazer com que esses gargalos sejam resolvidos.

A empresa se instalou no município de Lençóis, e segue desenvolvendo, com o apoio da Embrapa, estudos para viabilizar a produção de frutas através do cultivo orgânico, priorizando a produção com produtores agrícolas como parceiros e, especialmente, buscando reduzir a zero o descarte e o desperdício em todo o processo de produção. O projeto total da Bioenergia Orgânicos prevê ainda a geração de mais de 2 mil empregos diretos quando todo o processo estiver em funcionamento. Com informações de Assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas