Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de tempo quente e de pouca chuva na Chapada Diamantina

foto
Nas regiões da Chapada Diamantina e Norte, as temperaturas se manterão elevadas | FOTO: Reprodução/Portal Chapada |

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana, continuam sendo de mudanças, principalmente em relação às chuvas, pois, com a massa de ar quente e seco perdendo força, há uma intensificação da nebulosidade e das chuvas em grande parte do Estado. A faixa centro-sul e oeste é a área do Estado onde se espera as chuvas mais intensas, uma vez que, a umidade vinda da região amazônica e uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro poderão contribuir para que essas chuvas ocorram.

As temperaturas elevadas, previstas para esse período, com máximas de até 37°C, deverão intensificar estas chuvas em algumas localidades, a exemplo do Oeste e São Francisco, onde poderão vir acompanhadas de trovoadas. Nas regiões da Chapada Diamantina e Norte, onde as temperaturas se manterão elevadas, também há previsão de chuvas, porém, com menor intensidade.

Já no Sul e Sudoeste do Estado, quem poderá influenciar com mais intensidade é a frente fria, principalmente, a partir do dia 14 (sábado), quando o predomínio será de céu encoberto e chuvoso. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, mesmo enfraquecida, a massa de ar é quem ainda deve influenciar o tempo, deixando o céu parcialmente nublado.

Além disso, os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico poderão intensificar essa nebulosidade e, consequentemente, trazer chuvas fracas para essas regiões do Estado. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde essa umidade vinda do Oceano também poderá trazer chuvas fracas, as temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C.

Piatã deve registrar a menor temperatura da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Inema |

Maré
Entre os dias 13/01 (sexta-feira) e 15/01/2017 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 04h00min e às 06h00min e entre às 16h00min e às 18h00min, com valores variando de 2,1 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 10h00min e às 12h00min e entre às 22h00min e às 24h00min, com valores variando de 0,1 a 0,7 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Com isso, o aumento da nebulosidade reduz a incidência de radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser vista na previsão para o período entre os dias 13/01 (sexta-feira) e 15/01/2017 (domingo), quando os IUV’s deverão variara de 12 a 14, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas