Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Utinga faz balanço de governo e destaca abastecimento de água

fm1
O prefeito Joyuson e o vice Átila durante entrevista na Rádio 105 FM | FOTO: Divulgação/Ascom |

O prefeito do município de Utinga, na Chapada Diamantina, Joyuson Vieira Santos (PSL), concedeu entrevista à Rádio 105 FM, no último dia 13, para fazer um breve balanço do início da gestão. A participação de Vieira na empresa de radiodifusão local, se deu no programa 105 News, que vai ao ar às 12h, acompanhado do vice-prefeito Átila Karaoglan (PSDB), do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Bebeu, e do vereador Dr. Jonas Karaoglan. Em sua fala, Joyuson esclareceu para população a real situação do município, apresentando sua equipe de governo, composta por técnicos preparados para suprir as necessidades administrativas e divulgar as ações emergenciais realizadas nos 10 primeiros dias de mandato.

O Jornal da Chapada vai divulgar, durante a semana, notas sobre a entrevista do gestor, começando por um assunto que é o problema que afeta principalmente a população rural – que é a falta de água. Em 10 dias de mandato, o novo prefeito já mudou a política de abastecimento de água, que ficou estagnada nos últimos quatro anos. Um dos pontos abordados, inicialmente, por Joyuson, foi o sistema de abastecimento de água na zona rural, encontrado pelo gestor em situação de abandono.

Um dos sistemas – o de Baixona – implantado no segundo mandato de Vieira | FOTO: Arquivo do JC |

“Quando assumimos o município em outros mandatos, identificamos que o sistema estava funcionando apenas em São Roque e Lagoa Bonita. Naquela época, melhoramos e, com o passar do tempo, buscamos alternativas para outras localidades que eram atendidas com carros-pipas. Durante nossos mandatos, implantamos novos sistemas e hoje o município conta com 22 sistemas de abastecimento de água, sendo 16 deles implantados em nossas gestões anteriores”, frisa Joyuson. Ele ainda diz que todos os 22 sistemas existentes no município estão totalmente destroçados, alguns com mais de três anos sem funcionamento, como é o caso de Lagoa do Capim, onde bombas e canos foram retirados, deixando a população sem água durante todo este tempo.

Na gestão do ex-prefeito, o abastecimento desta localidade foi substituído pelo velho carro-pipa – deixando o povo em uma fila de espera de mais de 170 solicitações. Mas, em apenas 10 dias do mandato, Joyuson Vieira mantém uma equipe técnica que trabalha diariamente e mais de 75% dos sistemas já estão em pleno funcionamento. “Estamos corrigindo para extinguir de novo, em nosso governo, a velha política do carro-pipa. Hoje as maiores dificuldades estão nos povoados de Lagoa Bonita e São Roque por se tratar de um sistema antigo com mais de 30 anos”, destaca Vieira.

O gestor ainda pediu ao povo um pouco de paciência, garantindo que, dentro de 20 ou 30 dias, 100% da rede de abastecimento de água estará em pleno funcionamento. Durante a semana, o Jornal da Chapada trará outros textos sobre educação, saúde, cultura, infraestrutura e lazer. Aguarde!

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas