Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina deve registrar as menores temperaturas da Bahia neste final de semana

foto56
Final de semana de dias quentes e noites frias em alguns municípios da região | FOTO: Reprodução/Talison Ribeiro |

Os municípios de Mucugê e Piatã devem registrar as menores temperaturas da Bahia neste final de semana, durante a noite e ao amanhecer. Ambas as cidades chapadeiras, localizadas em áreas serranas devem ter mínimas de 16ºC na sexta, no sábado e no domingo. Morro do Chapéu e Lençóis também seguem com mínimas de 19 e 20º C, respectivamente. Entretanto, as máximas, durante os dias, devem variar entre 30 e 34ºC nesses municípios, o que pode deixar o clima seco e propício à incêndios florestais – que atingem a região da Chapada Diamantina, neste período do ano.

De acordo com informações do Inema, as condições do tempo previstas para esse último final de semana do mês de janeira na Bahia, seguem indicando chuva para apenas algumas áreas do Estado. Na faixa centro-oeste, são os altos índices de umidade e temperaturas responsáveis para que ocorram chuvas, que serão de fraca intensidade e mais frequente no extremo oeste desta faixa. Já no leste baiano, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam contribuindo para que também ocorram chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Sul.

Confira as temperaturas na Chapada Diamantina para este final de semana | FOTO: Divulgação/Inema |

O contrário é esperado para a faixa central do Estado, que abrange Chapada Diamantina, Sudoeste e parte do Norte e Nordeste, que permanece sob a atuação da massa de ar quente e seco, inibindo a nebulosidade e as chuvas em praticamente todas essas regiões. Quanto às temperaturas, não são esperadas grandes alterações. Assim, os maiores índices, podendo chegar aos 37°C, ainda deverão ser registrados na faixa centro-oeste e norte.

Já faixa leste, essas máximas deverão variar entre 30°C e 35°C. Apesar dessa previsão de tempo quente, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste ainda são esperadas temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C. Na cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do mar poderá contribuir para a ocorrência de chuvas fracas, isoladas e de curta duração. As temperaturas na capital baiana permanecem estáveis, oscilando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas