A prefeitura de Utinga, na Chapada Diamantina, da nova administração ‘Utinga de Todos’, do prefeito Joyuson Vieira (PSL), através de sua Secretaria de Administração, comandada por Edivaldo Rodrigues dos Santos, afirmou que pretende comprar no comércio local. O órgão enfatizou que as licitações são nacionais e que os comerciantes precisam se organizar para participar do processo licitatório como é determinado por lei.
Como a maioria dos municípios, Utinga também contraiu dívidas, uma delas é a do INSS, que até o momento somam R$ 1,5 milhão e que não foi sequer parcelado. Conforme as informações passadas ao Jornal da Chapada, a equipe de governo já está tomando as providências cabíveis para resolver a situação.
Quanto ao assunto das finanças, Vieira falou em entrevista na Rádio 105 FM, sobre a crise que o país enfrenta e que é preciso ter cautela, porque muitos municípios brasileiros estão “quebrados, passando por dificuldades e atrasando salários”.
Em Utinga não é diferente e ainda mais agravante, pois é uma cidade que vive apenas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de poucas receitas próprias arrecadadas. Conforme o gestor, diante dessa situação é preciso gerenciar economicamente de forma muito forte, comprando o máximo que puder com preços baixos.
Jornal da Chapada