Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Inema realiza ações de combate a incêndio em Campo Formoso

foto
Com algumas áreas de incêndios controladas no Piemonte da Diamantina, ações de combate continuam nos municípios de Campo Formoso e Pindobaçu | FOTO: Reprodução/Sema |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), informa que a Unidade Regional de Senhor do Bonfim está atuando no município de Campo Formoso, desde o dia 31/01/2017, quando já realizava o combate de incêndios florestais no município de Pindobaçu. O atendimento foi imediato, considerando que o deslocamento da equipe aconteceu por meio do helicóptero, que está apoiando estas atividades. Em Campo Formoso, a equipe identificou um foco de incêndio relativamente forte em uma serra próxima a área residencial.

O fogo circundava um local de antenas de telecomunicações, no alto da serra, onde também há uma capela tradicional do município e um Cristo Redentor, local de visitação turística. A equipe do Inema, apesar do avançar do hora e da restrição de horário para o trabalho com helicóptero, optou por fazer um combate localizado nos pontos mais críticos, de modo a proteger os patrimônios. No mesmo dia, os técnicos do Inema comunicaram à prefeitura, aos brigadistas voluntários e ao subgrupamento de Bombeiros do município de Senhor do Bonfim, que participaram das ações de combate.

Os incêndios nos município de Mirangaba e Saúde estão sendo monitorados | FOTO: Reprodução/Inema |

No segundo dia de combate, a prefeitura solicitou apoio das brigadas das empresas mineradoras que atuam na região, e o helicóptero atuou durante toda a manhã lançando água nos focos. Ainda neste mesmo dia, a equipe conseguiu debelar os focos visíveis na parte de cima da serra. O monitoramento, até o presente momento, revela que o foco de incêndio foi debelado nesta área. Contudo, durante o monitoramento, foi identificado outro foco de incêndio, de granes proporções, em área rural do município de Campo Formoso.

Considerando a dimensão dos incêndios que ocorrem na região, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), enviou mais uma aeronave (Air Tractor), que agilizou o combate em Pindobaçu, Campo Formoso e também no município de Caém, onde houve a reignição do incêndio anteriormente debelado. Os técnicos do Inema que atuam no combate aos incêndios avaliaram que desde o início desta semana, foram registrados seis municípios com grandes focos, sendo que a área mais atingida fica no município de Jacobina, região do Tombador, que já foi controlado.

Os incêndios nos município de Mirangaba e Saúde estão sendo monitorados, sendo que no último o fogo reacendeu na última quarta (1), mas já está sendo controlado para evitar a expansão das chamas. O incêndio de maior dimensão, registrado hoje [quinta], está localizado na região de ‘Brumado’, município de Pindobaçu, consumindo áreas de mata e de nascentes dos rios Itapicuru e Capivara, que abastece a barragem da comunidade de Ponto Novo.

As ocorrências de incêndios na região são de grandes proporções e localizados em mata densa, de difícil acesso, o que tem demandado muito tempo e esforços de toda equipe. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis, os trabalhos continuarão na região até o controle total das áreas de queimada. “Vamos manter as atividades, com o avião lançando água em Campo Formoso e em Pindobaçu, onde temos dois focos de grande preocupação em áreas de mata e nascente de rios, com expectativas de debelar todas as chamas ainda no dia de hoje [quinta]”. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas