Pular para a barra de ferramentas
AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Focos de incêndio são reduzidos em Pindobaçu; fornos de carvão são encontrados em Wagner

foto
As ações do fim de semana confirmam a extinção do fogo em toda a região da Chapada Diamantina. | FOTO: Divulgação/Sema |

O Governo do Estado, por meio do programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), reforçou, durante o final de semana (4 e 5/02), as ações de combate a incêndio nas Unidades de Conservação do estado, bem como realizou o monitoramento das áreas onde o fogo já está extinto. As ações do fim de semana confirmam a extinção do fogo em toda a região da Chapada Diamantina. Já no Centro Norte do estado, houve redução dos focos em Pindobaçu, e início de incêndio em Jacobina.

Na região da Chapada Diamantina, em Wagner (localidade de Buqueirão), Iraquara (localidades de Iraporanga e Morro do Camelo, esta última nas proximidades da fazenda Morais) e Palmeiras, após o monitoramento, verificou-se que não havia nenhum registro de incêndio. A equipe de campo identificou a existência de fornos de carvão no município de Wagner, conforme registraram em imagens.

inema
Fornos de carvão foram localizados na região do município e Wagner, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Sema |

Centro Norte
Foram realizadas ações de monitoramento e rescaldo em Campo Formoso e Senhor do Bonfim, com emprego de cinco brigadistas, e apoio da prefeitura com dois carros pipas, sendo debelados os focos existentes. Em Pindobaçu, atuaram 11 brigadistas, quatro bombeiros militares e dois técnicos do Inema no combate aos focos de incêndio. Nesse município, na localidade de Brumado, foram identificados cinco focos, sendo que três desses focos foram combatidos, com o apoio das aeronaves que se encontram em operação na região.

Em função do horário avançado, sem condições de manter as aeronaves em operação, os outros dois focos continuam sendo monitorados nesta segunda-feira (6). Ainda nessa região, ao final do domingo (5) houve informação de incêndio na Serra do Lider, no município de Jacobina, onde já se encontram em ação 20 brigadistas. Nesta segunda-feira (6), está sendo feito o monitoramento com o emprego de aeronave.

Para essas ações, além do emprego de carros pipas, brigadistas, técnicos do Inema e Bombeiros Militares, o Governo da Bahia disponibilizou quatro aeronaves, sendo dois helicópteros empregados com bambi bucket (reservatório de água) e dois aviões air tractor equipados com reservatório de água para lançamentos. Participam das ações, Unidades Regionais do Inema (Senhor do Bonfim e Juazeiro), com o apoio do Corpo de Bombeiros, Brigadas de Combate, Companhia Independente da Polícia Ambiental e Prefeituras Municipais. As informações são da Sema.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios