Ícone do site Jornal da Chapada

Governo baiano segue com monitoramento aos incêndios na Chapada Diamantina

foto2
Aeronave auxilia o monitoramento e o combate a novos focos | FOTO: Reprodução/Sema |

O boletim de campo do programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), informou que na última segunda-feira (6), continuaram as ações de monitoramento e combate a incêndios na Chapada Diamantina e no Centro Norte do estado.

Após a realização do monitoramento, foram identificados dois novos focos na Chapada, localizados nos municípios de Itaetê e Lençóis, ambos debelados pela equipe do Corpo de Bombeiros. Ao final do dia, foi informada existência de incêndio entre Andaraí e Mucugê, às margens da BA 142, apagado por ação da população local.

Focos de incêndios continuam na região com combate regular e monitoramento aéreo | FOTO: Reprodução/Sema |

Leia também
Chapada: Focos de incêndio são reduzidos em Pindobaçu; fornos de carvão são encontrados em Wagner
Chapada: Brigadistas de Itaetê combatem incêndio com apoio da prefeitura local
Chapada: Incêndio atinge segunda serra em Jacobina no período de uma semana

Na porção norte do estado, foram realizadas ações visando debelar os focos de incêndio que persistiam no município de Pindobaçu (na Serra do Brumado), com o emprego de 13 brigadistas do município, além do apoio de quatro brigadistas da cidade de Senhor do Bonfim.

Em Jacobina (fotos), foram realizadas ações em dois focos de incêndio que se aproximavam de residências. Foi empregado o uso das aeronaves, assim como o apoio de 25 brigadistas voluntários.

Em ambos os municípios da região Norte, os incêndios se encontram em fase de rescaldo e monitoramento. A extinção dos incêndios deverá ser confirmada nas próximas ações de monitoramento.

A Sema convoca as populações rurais a colaborarem com o controle de queimadas, evitando acender qualquer tipo de fogo em áreas florestais, em especial em épocas de escassez hídrica. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas