Se você já tinha vários motivos para visitar a Chapada Diamantina ganhou mais um para colocar o município de Mucugê na sua agenda. É que os fotógrafos baianos Maurício Serra e Luciano Carcará, artistas que trabalham com cultura e natureza, vão lançar, no próximo dia 19 de fevereiro, uma exposição fixa na Pousada Recanto da Chapada com imagens da região sob a curadoria do produtor cultural, Ricardo Cavalcanti, conhecido por inúmeros trabalhos com profissionais do Brasil, com projetos como Êxodos, de Sebastião Salgado, ‘Luz Escrita’ e ‘Palavras em Movimento’, de Arnaldo Antunes, dentre outros.
O proprietário da pousada, Toni Soares, diz que a proposta é expor ainda mais as belezas da região. “Pensamos nesse espaço, por se tratar de um local com muita movimentação turística. Recebemos visitantes de diferentes partes do país e do mundo e queremos sempre mostrar que a Chapada Diamantina tem mais a oferecer do que eles imaginam”, salienta o proprietário, em entrevista ao Jornal da Chapada.
Para o produtor cultural, Ricardo Cavalcanti, o espaço terá 10 obras 60×40 e uma obra 100×66 de cada profissional. “Atuo com exposição de arte e sou frequentador assíduo da Chapada, especialmente de Mucugê e Igatu. No réveillon, conversamos muito sobre a possibilidade de montarmos uma exposição na pousada, que tem um espaço superinteressante para tal coisa, além de ter um fluxo de gente bem diverso, de todas as partes do Brasil e do mundo”, descreve.
Também em contato com o Jornal da Chapada, Cavalcanti diz que ambos os fotógrafos convidados são de Salvador e já trabalham com festas populares, natureza e shows.
“Foi definido que cada um iria expor 11 obras, com temáticas independentes. Luciano Carcará vai expor a natureza, especialmente fotos coloridas de diversos locais da Chapada. E Maurício Serra vai expor fotografias em preto e branco, com temática ‘feira livre’, um trabalho que ele faz por toda a Bahia. São trabalhos sensíveis e artísticos”.
A exposição fixa na Pousada Recanto da Chapada é mais um pretexto para ir ao município de Mucugê, conhecer mais a história e a cultura da Bahia. “Não estamos criando uma galeria de arte. Vamos inserir mais arte dentro da Pousada Recanto da Chapada. Vamos montar uma exposição, se adaptando ao local, respeitando e dialogando com ela”, completa Cavalcanti.
Jornal da Chapada