Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Fim de cargos para vices é uma das propostas de reforma política

reforma
A proposta tramita no Congresso Nacional | FOTO: Reprodução/EBC |

Uma das propostas a serem debatidas no colegiado sobre a reforma política será o fim dos cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito, de acordo com o relator Vicente Cândido (PT-SP). Ele afirmou que a proposta é fruto de várias conversas que teve e negou qualquer relação com o impeachment de Dilma Rousseff (PT), o que levou ao poder o vice, Michel Temer (PMDB).

O relator Vicente Cândido (PT-SP) | FOTO: Reprodução/Revista Fórum |

“Não tem nenhuma conotação de revanche. É só você fazer a pergunta: é razoável haver no país, com toda a crise atual, cerca de 30 mil pessoas com cargos, salários e despesas que têm como única função apenas a expectativa de poder? (…) Não é recomendável ter esse tipo de luxo”, disse o petista.

A proposta apresentada por Cândido estabelece que em caso de vacância do cargo, assume a função o presidente da Câmara dos Deputados, no caso Federal, o da Assembleia, no Estadual, e o da Câmara Municipal, nas cidades. Desde o fim da ditadura militar (1964-1985) três vice-presidentes acabaram exercendo o poder de forma definitiva José Sarney (1985-1990), Itamar Franco (1992-1994) e Temer, desde o ano passado. Jornal da Chapada com informações de Bocão News.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas