Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim inicia trabalhos e oposição cobra ações

foto
Os vereadores de oposição cobram demandas da prefeitura local durante sessão | FOTO: Montagem do JC |

A abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim, município da Chapada Diamantina, aconteceu na última quarta-feira (15) com inúmeros debates políticos. Os quatro vereadores de oposição à gestão municipal participaram da atividade inaugural e escolheram como líder da bancada o vereador Neto do MST (PT). Nos seus discursos, os edis fizeram argumentações sobre o papel do vereador de oposição, que deve ter uma atuação responsável e junto com o povo, cobrando ações da prefeitura local.

O edil Olavo (PCdoB) disse que “mesmo com poucos dias de gestão, o povo de Boa Vista do Tupim tem muitas queixas principalmente em relação ao funcionamento dos postos de saúde”. Além disso, em relação à dificuldade do abastecimento de água, Olavo solicitou ao prefeito que fique mais atento a esta questão. Já o vereador Caboré do Zuca (PSD) parabenizou o governador Rui Costa (PT) pela entrega de mais uma viatura para o município, e fez duas reivindicações para o gestor municipal.

A primeira foi sobre a aração de terras, um programa desenvolvido pela gestão anterior que obedecia ao calendário dos agricultores. Segundo o vereador, “a intenção é que este programa tenha continuidade e que não fuja dos critérios estabelecidos, onde o serviço era oferecido sem custos para o agricultor e de forma total às comunidades sem diferenciações por ideologia política”. O segundo pedido do edil do PSD foi que a prefeitura devolva a ambulância do Zuca, conquistada pela gestão anterior e retirada na atual, deixando o povoado desamparado.

Em sua fala, o vereador Tácio (PT) falou sobre uma reunião que aconteceu, na última segunda-feira (12), entre os prefeitos da Chapada e o governador Rui Costa, onde a principal reivindicação foi a falta de água. De acordo com Tácio, em Boa Vista do Tupim “a atenção e empenho que foi dispensado da última administração pública municipal fez com que o problema fosse resolvido, pois agora todos os povoados contam com água tratada”.

Já o líder Neto, destacou que apesar de ser uma sessão solene existem alguns pontos a serem alertados, mesmo com o governo tendo apenas 45 dias de gestão, muitas coisas ainda estão precisando tomar um direcionamento. Ele cobrou o ‘Garantia Safra’, que até o momento os agricultores do município não receberam, e ainda que a Secretaria de Agricultura faça um trabalho junto ao governo do estado para destravar o recurso.

O vereador também falou sobre o movimento sem-teto, que encaminhou ofício para a prefeitura, solicitando uma reunião e o gestor respondeu que iria ouvir primeiro o proprietário de uma área que é questão para ambos. Neto solicitou que “o gestor receba o movimento e que olhe por aquelas famílias que estão ali apenas lutando por uma moradia”. E ainda se colocou à disposição da população. “Vou lutar com toda bravura como sempre lutei para ajudar o povo mais carente dessa cidade. Vocês vão ter uma pessoa do seu lado para cobrar as ações necessárias”, afirma o edil.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas