Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seabra debate incentivos à agricultura familiar com desenvolvimento social e preservação ambiental

foto5
Durante o evento, o colegiado apresentou os principais avanços conquistados para o desenvolvimento do território da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/CAR |

A cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, recebeu um encontro que reuniu dirigentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), gestores públicos e representantes de movimentos sociais e instituições que representam os agricultores e agricultoras familiares desse território, composto por 24 municípios. O evento, realizado na última quarta-feira (15), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), intensificou a articulação, descentralização e execução de políticas públicas, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) e do Serviço Municipal de Apoio à agricultura Familiar (Semaf).

O encontro abrangeu temas relacionados ao desenvolvimento social unido à preservação ambiental, uma política de apoio à cafeicultura da agricultura familiar na Chapada Diamantina, agroecologia, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Sistema de Inspeção Municipal (SIM), acesso à mecanização agrícola, o agroindustrialização, apoio à comercialização e regularização fundiária, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, a Chapada Diamantina é um território importante que está no centro geográfico do estado e tem um potencial muito grande na área do turismo, e no desenvolvimento das principais cadeias produtivas para a agricultura familiar.

“Daí a importância de estreitar essa relação com as prefeituras para desenvolver, em conjunto, vários projetos que ajudam dinamizar o turismo rural, mesmo não sendo uma atividade agrícola, por ser um dos focos de interesse do Bahia Produtiva, realizado em interação com proteção ambiental e, ao mesmo tempo, gerar renda, emprego e o incremento das atividades produtivas da Chapada, inclusive, aquelas da agricultura familiar que só existem nesse território, a exemplo do morango e da uva”, salienta Dias.

O diretor-presidente CAR, Wilson Dias, durante encontro | FOTO: Reprodução/CAR |

A integrante do Conselho Fiscal e ex-presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Quixaba, Catinguinha e Baixa da Banana, do município de Souto Soares, Maurina Maura Viana Rodrigues, falou do apoio que a associação a qual pertence vem recebendo do Governo do Estado, incluindo assistência técnica e apoio à comercialização dos produtos beneficiados da mandioca e salientou que espera continuar contando com as ações do poder público municipal e estadual.

“Esperamos contar com a parceria do município e do Estado para que a gente possa dar continuidade ao nosso trabalho, especialmente em períodos de seca como o que estamos vivendo, para aumentar ainda mais a produção e a produtividade e melhorar ainda mais a vida das famílias”, frisa.

Durante o evento, o colegiado apresentou os principais avanços conquistados para o desenvolvimento do território, a exemplo do campus Ifba, editais de chamada pública, implementos agrícolas, abatedouro, hospital regional, entre outras ações articuladas por meio do colegiado. Foi realizada ainda uma apresentação do Consórcio Público Chapada Forte, com abordagem da história, atuação e principais avanços.

A ação, que está acontecendo nos 27 Territórios de Identidades da Bahia, visa ainda o fortalecimento da estratégia da SDR de interiorização dos serviços públicos. Durante os encontros são apresentadas as principais ações da secretaria aos gestores municipais e debatidas estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no estado. Jornal da Chapada com informações da CAR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas