Ícone do site Jornal da Chapada

Focos de incêndio atingem fauna e flora de várias regiões da Chapada Diamantina

Chamas são combatidas na região de Morro do Chapéu | FOTO: Arquivo/Jaime Neto |

foto
Fogo é controlado em Rio de Contas, mas ainda há focos em diferente regiões da Chapada | FOTO: Divulgação/Secretaria de Rio de Contas |

Pelo menos cinco focos de incêndios ambientais foram registrados em toda a Chapada Diamantina no último fim de semana. O maior deles até o momento está em Rio de Contas. De acordo com a responsável pela pasta de Meio Ambiente do município, Dilciléia Anjos, em entrevista ao Jornal da Chapada, uma equipe com cerca de 30 pessoas está em combate no Parque Natural de Serra das Almas onde se concentra o fogo. Esse foco foi registrado na última quinta-feira (2) quando, segundo moradores, um raio teria caído na localidade. As chamas atingiram o município limítrofe de Livramento de Nossa Senhora.

Uma comunidade de Livramento chamada Itaguaçu, inclusive ficou sem abastecimento de água potável, pois o fogo queimou as tubulações do sistema. Ainda não há informações precisas sobre a extensão total da área atingida. “Faremos sobrevoo para saber isso. O Corpo de Bombeiros de Jequié, os Brigadistas Gaviões da Chapada de Rio de Contas e membros da Brigada Ouro Verde, de Abaíra, estão trabalhando conosco no combate”, disse Dilciléia. Segundo ela nascentes de rios estão sendo atingidas e essa é a maior preocupação dos brigadistas. “Os focos foram amenizados, tem apenas dois, quais vamos combater hoje”, afirmou.

Fogo em Morro do Chapéu atingiu área próxima ao município de Bonito, perto da localidade da Boa Esperança | FOTO: Divulgação/Jaime Neto |

Leia também
Chapada: Programa ‘Bahia Sem Fogo’ combate incêndio em reserva natural em Rio de Contas
Vários incêndios ameaçam a Chapada Diamantina; brigadista volta a questionar falta de plano de combate
Chapada: Incêndio de grandes proporções segue sendo combatido entre Livramento e Rio de Contas

Outros focos
Já em Morro do Chapéu ocorre um incêndio próximo à Bonito, nas proximidades da comunidade de Lagoa Nova. De acordo com o coordenador da Brigada da Associação de Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu (ACVMC), Jaime Macedo Matos Neto, o fogo começou na sexta (3) e a área atingida foi extensa, além de ser de difícil acesso. Os brigadistas locais saíram para o combate no domingo avaliaram áreas queimadas desde a região da Baixa da Ladeira do Andu até a região da fazenda MR, próximo à estrada BA-144.

Jaime disse ao Jornal da Chapada que o clima frio está ajudando e que o fogo “aliviou bastante. Faremos avaliação com brigadistas, mas é preciso fazer um sobrevoo para saber o tamanho da área queimada”. Na manhã desta segunda (6) eles voltaram ao local para saber se o fogo foi totalmente extinto. Segundo o coordenador da ACVMC, “não se pode precisar os impactos com relação à fauna e à flora. Estima-se um impacto ambiental direto em cerca de 600 hectares. Observou-se também, um sério comprometimento dos recursos hídricos do rio Utinga, um dos principais afluentes do rio Paraguaçu, de grande relevância para o abastecimento da região”, contou Macedo.

Focos são combatidos também em cidades como Barra da Estiva e Ituaçu, conforme imagens enviadas ao Jornal da Chapada | FOTO: Divulgação |

Ibicoara e Barra da Estiva
A localidade do Rio Preto, no município de Ibicoara, foi atingida por um pequeno foco no último domingo (5), mas que já foi completamente debelado, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Pimenta. Segundo ele, “poucas pessoas conseguiram controlar a situação e ainda não se sabe a causa desse fogo”. Já em Barra da Estiva, a informação que chegou ao Jornal da Chapada é que o foco de incêndio ambiental continua e o combate foi intensificado por brigadistas voluntários.

“Estávamos indo para Lençóis, mas identificamos um foco em Barra da Estiva, na Fazenda Partinho. Estou saindo para combate com brigadistas para conter as chamas. O fogo está na mata e está muito grande. A prefeitura ajudou com máquinas para auxiliar no combate, uma retroescavadeira, uma patrol e um caminhão-pipa”, diz o presidente da brigada ‘Os Guerreiros BVCIF’, de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda Alves.

Foco no Pati
Existe registro de combate a fogo também na região do Vale do Pati (Andaraí) uma das trilhas mais procuradas por turistas e aventureiros. No momento, a Brigada Carcará, do município de Palmeiras, está em combate no Gerais. Também há informações de foco de incêndio na região de Lençóis.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens do fogo na região de Morro do Chapéu

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas