Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Chapada: Incêndio de grandes proporções segue sendo combatido entre Livramento e Rio de Contas

foto6
O fogo ainda não foi controlado e os combates seguem neste sábado, de acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Rio de Contas | FOTO: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente |

Um incêndio florestal de grandes proporções segue sendo combatido entre as regiões de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, já na Chapada Diamantina, desde a última quinta-feira (2). Em contato com o Jornal da Chapada, nesta sexta-feira (3), a técnica em fiscalização ambiental de Rio de Contas, Dilcileia Anjos, conhecida como Léia, responsável pela Secretaria de Meio Ambiente do município, afirmou que os combates continuam intensos. O mal tempo e a área de difícil acesso dificultam o combate na região de Rio de Contas. As chamas atingem o Parque Natural Serra das Almas (PNSA), no caminho para o Pico das Almas.

Leia também
Chapada: Incêndio atinge região de Olhos D’água em Lençóis; brigadistas mantêm monitoramento

foto
O combate conta com o apoio de brigadistas voluntários e do Corpo de Bombeiros de Lençóis | FOTO: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente |

“O fogo ainda não está controlado, pois além de ser em um local de difícil acesso, o clima está seco e com temperatura alta. O combate retorna amanhã [sábado, dia 4] cedo com maior efetivo de brigadistas. A fumaça foi visualizada ontem [quinta, dia 2] por volta das 15h, no município de Livramento, na Serra das Almas, próximo da comunidade de Itaguaçu. Hoje [sexta, dia 3] o incêndio já atingiu o município de Rio de Contas”, explica Léia ao Jornal da Chapada. Conforme relato, é possível que o fogo tenha sido iniciado por raio, e também não se sabe o tamanho da área devastada desde o seu início.

De acordo com a responsável pela pasta em Rio de Contas, a prefeitura local, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está dando todo o suporte logístico necessário para o combate ao incêndio. “A partir do momento que fui informada pela técnica em Licenciamento Ambiental de Rio de Contas, Katia Caíres, comecei a agilizar o combate com o Corpo de Bombeiro de Lençóis, onde ficou marcado para iniciar o combate a partir das 7h20. Foi para combate seis brigadistas da Gaviões da Chapada de Rio de Contas, juntamente com bombeiros de Lençóis, sob o comando do Major Vianey. Também tivemos a ajuda no combate do cabo Elmo e ainda do comandante Pereira, do Instituto Paramedic Brasil de Resgate e Emergências”. Rio de Contas abriga pontos turísticos como o Pico das Almas, a Cachoeira Véu de Noiva e a do Fraga, além de ser uma das cidades históricas da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Confira vídeos do grande incêndio

Confira mais imagens do fogo e do combate

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios