Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Focos de incêndio diminuem intensidade após combates de brigadistas

foto6
Brigadistas atuam para debelar focos de incêndio na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Henrique Martins |

Os incêndios florestais que eclodiram em toda a Chapada Diamantina na última semana têm perdido força após a ação dos brigadistas que atuam na região. Em Rio de Contas, um dos lugares onde o fogo foi intenso, os focos estão controlados, mas não extintos, segundo a secretária de Meio Ambiente do município, Dilciléia Anjos, em entrevista ao Jornal da Chapada nesta terça-feira (7). “O combate ontem [segunda, dia 6] foi muito positivo. Porém ainda tem indícios de alguns focos, os bombeiros sobrevoam o local nessa manhã para saber exatamente quantos são”, informou Anjos. Rio de Contas foi o município que teve apoio do Corpo de Bombeiros e do aparato do programa ‘Bahia Sem Fogo’, do governo estadual.

Em Morro do Chapéu, existe ainda o fogo de turfa, vegetação que acaba queimando subterraneamente, em uma área já demarcada e separada por uma vala que impedirá o avanço do fogo. A informação é do coordenador da Brigada da Associação de Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu (ACVMC), Jaime Macedo Matos Neto. Conforme o brigadista, a situação está totalmente controlada e a região continuará sendo monitorada para que novos focos que surjam sejam logo combatidos. Dois brigadistas estarão responsáveis pelo acompanhamento na área atingida. “Esse fogo não prospera. Mas a gente fica preocupado porque está muito seco”, afirmou Jaime.

Homens do Corpo de Bombeiros e de brigadas voluntárias continuam trabalhando nas áreas atingidas em Rio de Contas | FOTO: Divulgação/Prefeitura de Rio de Contas |

Leia também
Chapada: Brigadista critica programa de combate a incêndio: “Querem empurrar goela abaixo”
Chapada: Governo diz que bombeiros controlaram incêndio na Reserva Natural Serra das Almas
Chapada: Bombeiros resgatam bicho-preguiça em área atingida por incêndio em Rio de Contas
Focos de incêndio atingem fauna e flora de várias regiões da Chapada Diamantina

A região da trilha dos Gerais, caminho para o Vale do Pati, entre os municípios de Andaraí e Mucugê, teve o fogo controlado segundo o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira. E uma área no município de Lençóis que também foi atingida está sendo combatida pela equipe da brigada ‘Anjos da Chapada’. Já em Barra da Estiva, a informação que chegou ao Jornal da Chapada é que os focos de incêndio ambiental foram controlados após o combate intenso dos brigadistas voluntários.

Os focos que consumiam a vegetação na região das fazendas Partinho, Farinha Molhada e Caimbé foram debelados, segundo o presidente da brigada ‘Os Guerreiros BVCIF’, do município de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda Alves. Ele ainda afirmou que a preocupação agora é Lençóis. E que aguardam apenas comunicação dos brigadistas de lá para seguirem para o combate no local.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Confira mais imagens da destruição causada pelo fogo em Rio de Contas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas