Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Focos de incêndio ainda preocupam, apesar do combate de brigadistas

combate
Os incêndios acontecem em diferentes municípios da Chapada Diamantina, inclusive dentro do Parque Nacional | FOTO: Arquivo/PrevFogo-Ibama |

Os focos de incêndio que atingiram vários municípios da Chapada Diamantina ainda preocupam moradores e brigadistas, que continuam com o trabalho intenso no combate às chamas. Conforme a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) no começo da manhã desta quarta-feira (8) ainda não havia um parecer atualizado sobre o fogo na localidade do Esbarrancado (trilha do Pati), que queima há cerca de quatro dias. Uma equipe de brigadistas passou a noite no local para continuar a luta contra o fogo.

Em Barra da Estiva, o fogo foi controlado e o foco registrado em Ituaçu foi debelado, segundo o presidente da Brigada ‘Os Guerreiros BVCIF’, do município de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda Alves. Ele e seus companheiros seguiriam para Ituaçu, mas com a boa notícia aguardam serem chamados para combater o fogo próximo à cidade de Lençóis.

Luiz Coslope, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), informou ao Jornal da Chapada que uma equipe seguiu nesta manhã para continuar o combate no Gerais do Rio Preto, “que é dentro das delimitações do Parque Nacional (da Chapada Diamantina), entre o Capão e o Guiné”, afirmou Luiz. Segundo ele, o fogo foi controlado e agora está sendo realizado o trabalho de extinção e monitoramento. “Ficaremos os próximos dois dias fazendo rescaldo e monitoramento para ele não voltar”. Desde o último domingo (5) eles estão no local.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Focos de incêndio diminuem intensidade após combates de brigadistas
Chapada: Brigadista critica programa de combate a incêndio: “Querem empurrar goela abaixo”
Chapada: Governo diz que bombeiros controlaram incêndio na Reserva Natural Serra das Almas
Chapada: Bombeiros resgatam bicho-preguiça em área atingida por incêndio em Rio de Contas
Focos de incêndio atingem fauna e flora de várias regiões da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile