Ícone do site Jornal da Chapada

#Fotos: Animais são mortos pelo fogo na Chapada Diamantina; monitoramento e combate continuam

foto6
Animais foram mortos pelo fogo no município de Lençóis | FOTO: Divulgação/CBMBA |

O boletim sobre os incêndios florestais na Bahia foi divulgado, nesta quinta-feira (9), pelo Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com informações, a situação dos incêndios na região centro-norte do estado, atingiu grandes proporções na última quarta (8), no município de Saúde, para onde foram dirigidos reforços. Além do Piemonte, as regiões da Chapada Diamantina e do Litoral Norte (Guarajuba) são áreas de combate, monitoramento e fiscalização atualmente. Imagens divulgadas pelos órgãos mostram o estrago causado pelo fogo na fauna e na flora da Chapada Diamantina e região norte, com animais mortos e vegetação destruída.

No município de Saúde, uma das áreas de incêndio, na fazenda Misteriosa, o fogo está controlado, contudo, na Serra Santa Cruz, próximo às margem da barragem de Pindobacu, as chamas atingiram grandes proporções, e chegou na quarta a uma linha aproximada de 6,7 km. Em campo, combatem a linha de fogo 17 combatentes, entre bombeiros militares, mateiros e brigadistas, além de um helicóptero. Também estão em campo uma equipe de coordenação da operação do Inema, duas equipes de fiscalização e uma equipe de articulação e inclusão social. Uma tropa de nove bombeiros foi deslocada de Lençóis (Chapada Diamantina) para Saúde, que recebeu na manhã da quinta-feira (9) um avião airtractor, a fim de reforçar os combates.

Leia também
Chapada: Fogo no Gerais do Rio Preto foi criminoso, aponta a direção da Brigada Carcará
Chapada: Incêndio na região de Rio de Contas é declarado como extinto; confira fotos
Chapada: Focos de incêndio diminuem intensidade após combates de brigadistas

Fogo consome vegetação no município de Saúde, região da Serra de Santa Cruz | FOTO: Divulgação/CBMBA |

Na mesma região centro-norte, o incêndio no município de Caem foi combatido com 18 homens em ação na última quarta (8), além de uso de helicóptero com lançamentos de água de bambi bucket (bolsa que carrega água). As equipes de campo relatam que foram aplicados até ontem, na região, 18 autos de infração, e realizadas 15 reuniões de articulação com participação de prefeituras, brigadistas e sindicatos dos trabalhadores rurais.

Chapada Diamantina
Após mais um dia de monitoramento na região da Serra das Almas, em Rio de Contas, onde o fogo foi controlado, o CBMBA informou que o incêndio foi dado como debelado. Foram 72 horas de controle e monitoramento, em que bombeiros e brigadistas mantiveram prontidão em várias pontos antes afetados pelo incêndio, não sendo encontradas reignições. O último monitoramento aéreo foi realizado na manhã de quinta (9).

Incêndio também atinge o município de Caem | FOTO: Divulgação/CBMBA |

Já no povoado de Cantinho, reserva legal da propriedade Cacique, em Lençóis, uma equipe composta por nove Bombeiros Militares, oriundos do 2GBM, além da brigada voluntária Anjos da Chapada, esteve em combate na última quarta (8), utilizando uma viatura Auto Incêndio Florestal e uma pick-up do Inema guarnecida com motobomba. Também está sendo empregado um avião airtractor do ‘Bahia Sem Fogo’, que realiza lançamentos de água sobre os focos. O incêndio está caracterizado como controlado e prosseguirá em monitoramento. As informações e fotos são do Corpo de Bombeiros.

Leia também
Chapada: Brigadista critica programa de combate a incêndio: “Querem empurrar goela abaixo”
Chapada: Governo diz que bombeiros controlaram incêndio na Reserva Natural Serra das Almas
Chapada: Bombeiros resgatam bicho-preguiça em área atingida por incêndio em Rio de Contas

Imagens do combate ao fogo no município de Lençóis

Imagens do monitoramento na região do município de Rio de Contas

Fogo consome vegetação em Saúde; veja fotos

Combate em Caem é intensificado com aeronave

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas