Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Presidente da Câmara de Vereadores de Piatã atua sozinho na mesa diretora

piatã
Os cargos de vice-presidente, primeiro e segundo secretário estão vagos e uma nova eleição deve acontecer, assim que os candidatos forem inscritos | FOTO: Reprodução/Chapada Em Destaque |

A expectativa foi frustrada para quem achava que a Câmara de Vereadores de Piatã, município da Chapada Diamantina, na sessão da última terça-feira (7), teria sua mesa diretora definida, já que os integrantes, os vereadores Valmir Almeida (PDT), Pedro Paulo Macedo (PDT) e Jailton da Bocaina (PDT), deixaram os cargos que ocupavam em fevereiro. Atualmente o presidente, vereador Beto Bahia (PTB), está atuando sozinho para conduzir os trabalhos. Com isso, novas eleições para a ocupação dos cargos vagos na mesa diretora foram convocadas para a sessão seguinte, para a escolha dos substitutos dos renunciados.

Os edis interessados em ocupar os cargos participaram de uma breve reunião, que antecedeu a sessão legislativa, e resolveram não participar naquele momento do processo eleitoral da mesa. Beto Bahia novamente declarou vagos os cargos de vice-presidente, primeiro e segundo secretário, convocando eleição, o que deve acontecer assim que os candidatos forem inscritos. De acordo com informações, “as funções dos membros da mesa diretora só chegam ao fim quando o membro apresentar renúncia por escrito, por destituição e por cassação ou extinção do cargo de vereador”.

Eleições diretas
Mas não é apenas essa polêmica que toma o cenário político da cidade chapadeira. O outro caso é que os vereadores da bancada de oposição na Câmara fizeram um requerimento na forma da lei orgânica municipal, conforme o artigo 186, parágrafo único, pedindo eleições diretas para diretores e vice-diretores. A justificativa dos edis oposicionistas aponta para uma gestão democrática, transparência na educação e fazer valer a lei orgânica.

No documento, os vereadores ainda ressaltam que contam com o apoio e entendimento dos colegas, “pois foram eleitos para exercer a democracia e cumprimentos das leis. Foi esse compromisso que fizemos no ato da posse, por isso apresentam-lhes essa proposição”, diz texto no documento oficial, reproduzido abaixo. Jornal da Chapada com informações do Jornal ‘A Comarca’ e do Chapada em Destaque.

Sair da versão mobile