Ícone do site Jornal da Chapada

Nova Redenção: Jornada Pedagógica teve apresentação de Maviael Melo e palestra de Ivan Soares

foto6
Professores e profissionais de educação durante a jornada que pensa as ações do setor para o ano letivo de 2017 | FOTO: Divulgação/Ascom |

O Centro Cultural Consuêdes Benevides e o Educandário Rômulo Galvão, em Nova Redenção, na Chapada Diamantina, sediaram entre os dias 6 e 10 de março a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2017. Este ano, o tema do trabalhado pelos educadores do município foi ‘Reconstruir a Educação – Um desafio de todos’. “O tema escolhido foi um convite à reconstrução, não somente das escolas enquanto espaço físico, como já foi realizado pela nova gestão, mas também dos valores educacionais e culturais da comunidade escolar”, ressalta o secretário municipal de Educação, Jânio Andrade.

Ao se pronunciar, a prefeita Guilma Soares (PT) disse que “este será um ano de grandes realizações e no que depender do ‘Governo da Reconstrução’ os professores serão cada vez mais valorizados”. Logo em seguida, ela anunciou que todos os profissionais do magistério terão sobre o piso salarial 10% de aumento, além de mais 10% para aqueles com mais de oito anos de exercício da profissão. Os professores contratados também receberão salário equivalente, pois, segundo a prefeita, “atuam com o mesmo amor e dedicação que os demais”.

Já o secretário de Educação, Jânio Andrade, disse “que não é surpresa que no Brasil a Educação e o professor não são valorizados da maneira que merecem”. Ao ouvir a prefeita dizer que 100% das salas do Educandário Rômulo Galvão terão ar condicionado e que também serão forradas, além de um muro construído e aumento salarial para os profissionais do magistério, Andrade disse que suas esperanças se renovam. Ele falou estar a serviço da Educação e que, de sua parte, está preparado para que Nova Redenção ofereça um serviço de qualidade.

A prefeita Guilma Soares durante a jornada pedagógica do município de Nova Redenção | FOTO: Divulgação/Ascom |

As palestras
O historiador, filósofo, advogado e líder político do município, Ivan Soares, foi um dos palestrantes do evento. Em seu relato, Soares ressaltou para os educadores, as práticas que educam e transformam gerações, afirmando, que ao longo do ano letivo serão considerados meios de se levar a cultura para incentivar os alunos a frequentarem a escola, visando combater a evasão escolar. Ivan Soares abordou diversos assuntos, entre eles, a importância da filosofia na Educação.

“A filosofia tem que estar inserida na Educação porque ela é a arte de pensar e quando você traz a filosofia para a escola, obviamente você está trazendo a arte e a música. Você está trazendo aqueles instrumentos que não vão formar o aluno somente dentro do processo didático. É importante que eles saiam de lá cidadãos que possam discernir entre o bem e o mal, que saibam o que é arte, entretenimento, que saibam o poder que tem a música na transformação do indivíduo”, salienta.

Ivan falou também sobre a importância da inserção social do conhecimento. “O conhecimento não pode ser algo isolado, ele tem que ser compartilhado e eu acho que essa é a Educação ideal para a formação do nosso cérebro. Se você povoa a escola com a filosofia, música, cultura, arte e esporte, você está formando cidadãos quase completos. Não precisamos de estudantes robôs, mas de seres pensantes”, complementa.

Palestra de Ivan Soares na Jornada Pedagógica de Nova Redenção | FOTO: Divulgação/Ascom |

O Plano de Governo Participativo (PGP) também foi tema da palestra. Conforme o líder político local, o plano não é a vontade do governo, mas sim da comunidade que foi convocada para discutir a Educação municipal por três dias. A Casa do Estudante de Nova Redenção na capital, foi lembrada pela prefeita Guilma, quando disse que a atual gestão está de “alma lavada” com a reabertura da entidade.

“Os estudantes que foram despejados pela gestão anterior, agora residem numa casa muito melhor e mais bem localizada. A Casa de Estudantes já está de portas abertas para acolher 35 estudantes, destes, nove já estavam lá e recentemente chegaram outros 15, lembrando que outros tantos já estão com suas vagas garantidas e estão sendo aguardados”, informa Guilma.

Durante a jornada, bolsas de estudo para faculdade foram sorteadas, não somente para os profissionais que atuam em sala de aula, mas também para outros profissionais da área. Sobre as faculdades vale a pena lembrar que além da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), trazida pelo governo Ivan Soares, a prefeita Guilma está trazendo a Faculdade Anhanguera para formação de turmas em vários cursos. Um dos pontos altos da Jornada Pedagógica 2017 de Nova Redenção, foi a presença do poeta, cantador e arte-educador Maviael Melo, que realizou oficina de cordel como ferramenta pedagógica.

Os cordéis produzidos pelos professores durante a oficina serão impressos e transformados em livretos distribuídos nas escolas como incentivo de ensino e aprendizagem da arte. A Jornada Pedagógica foi encerrada na última sexta-feira (10) com a apresentação cultural com Maviael Melo, Marcelo e José Ferretti. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira mais imagens da jornada em Nova Redenção

 

Sair da versão mobile