Faltando três meses para a comemoração das festas Juninas, o vereador Sabá (PV) apresenta na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei que institui o dia 27 de junho como o ‘Dia Municipal do Quadrilheiro Junino’. A iniciativa do edil, visa promover e enriquecer a cultura junina, homenageando aqueles que fazem acontecer a tradição popular tão rica e festejada na capital baiana.
Inúmeras cidades brasileiras, com destaque especial para as localizadas nas regiões norte e nordeste, resgatam essa tradição popular por intermédio de diversos grupos de quadrilhas juninas, que têm em sua formação mais de 50 componentes, que são denominados de quadrilheiros juninos. O quadrilheiro é o responsável por dar forma e vida a todo o processo de construção das quadrilhas que se apresentam nos festejos juninos. Um profissional que se dedica o ano inteiro para fomentar a cultura popular brasileira.
“Nós não podemos esquecer desse profissional de imensa importância para nossa cultura. Arrisco a dizer que sem ele os festejos juninos seriam vistos de outra maneira. É importante ressaltar que muitos grupos de quadrilhas juninas já trabalham hoje em regime de profissionalismo. Posso até citar como exemplo a quadrilha Capelinha do Forró, da Capelinha de São Caetano, que já ganhou inúmeras premiações se apresentando na capital e interior da Bahia”, lembrou o vereador, completando que é importante que os pares da Casa Legislativa olhem para os profissionais do segmento em questão, que ajudam a elevar a cultura popular.
“A luta para manter viva essa manifestação cultural perpassa pela dedicação de homens e mulheres que em meio às adversidades, priorizam por transmitir a alegria para centenas de pessoas, e desta forma, manter os costumes regionais”, finalizou.