Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Brigadistas entram em fase de extinção de focos de incêndio florestal em Ituaçu

foto
O incêndio atinge a região próxima ao povoado de São José, e ameaça as nascentes do Rio Mato Grosso | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Os brigadistas que estão em Ituaçu, no sul da Chapada Diamantina, para  realizar a extinção dos focos de incêndio florestal que consomem a vegetação e matam a fauna local desde o último fim de semana, continuam na luta nesta terça-feira (14). Pela manhã, os voluntários da Brigada Guerreiros de Barra da Estiva foram até o local para tentar extinguir o fogo. O incêndio atinge a região próxima ao povoado de São José, e ameaça as nascentes do Rio Mato Grosso.

Durante a noite da última segunda (13), brigadistas de Ibicoara e da Brigada Bravo, também de Barra da Estiva, realizaram um combate intenso. A esperança é que essa atuação dedicada dos brigadistas, com o apoio dos Bombeiros da Polícia Militar surja efeito. Mesmo assim, segundo o brigadista voluntário e presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, “a forma amadora ou irresponsável que os incêndios florestais são tratados (pelo Estado) é algo extremamente revoltante. Não se trata de apagar fogo, mas sim salvar nascentes, a flora e a fauna”.

Para Vieira é importante que os recursos estaduais sejam investidos em prevenção, além dos combates. “Não se trata de quantos homens existem no combate e sim de quantos homens são necessários para minimizar os impactos dos incêndios florestais”, afirma Homero em contato com o Jornal da Chapada. Os brigadistas envolvidos nessa ação em Ituaçu acreditam que o fogo pode ser extinto ainda nesta terça.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Fogo em Ituaçu retorna e brigadistas ampliam combate na região das nascentes do Rio Mato Grosso
Tempo quente e seco segue influenciando o clima na Chapada Diamantina
Combate a incêndio na Serra Santa Cruz em Saúde é intensificado; fogo está próximo de barragem

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas