• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Assessoria

Combate a incêndio na Serra Santa Cruz em Saúde é intensificado; fogo está próximo de barragem

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
14 março 2017 - 19h14
no Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal
1
Combate a incêndio na Serra Santa Cruz em Saúde é intensificado; fogo está próximo de barragem
fogo
Brigadistas e corpo de bombeiros seguem no combate contra o fogo na região próxima à Barragem de Pindobaçu | FOTO Divulgação/Sema |

As ações de combate ao incêndio que atinge a Serra Santa Cruz, próximo às margens da Barragem de Pindobaçu, em Saúde, no centro norte da Bahia, continuam. Dezoito bombeiros militares e 20 brigadistas atuam no local, com o suporte logístico de três aviões Airtractors e um helicóptero, equipados com lançamentos de água de bambi bucket (bolsa que carrega água), além de duas vans e quatro pickups. Em uma das áreas atingidas, na Fazenda Misteriosa, o fogo está controlado.

Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), já investiu R$ 4,5 milhões no combate aos incêndios em território baiano. O comitê do Bahia Sem Fogo, com atuação do secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, da diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, monitora as ações dos coordenadores de área, garantindo o suporte necessário à agilidade logística, fiscalização e combate aos incêndios.

foto7
Programa ‘Bahia Sem Fogo’ intensifica combate na região de Saúde | FOTO: Divulgação/Sema |

De janeiro a março, o município de Saúde registrou quatro focos de incêndio, com três deles já controlados. O quarto foco, que persiste na Serra Santa Cruz, se expandiu devido à vegetação seca e ao terreno acidentado, o que dificulta o combate terrestre. O incêndio começou no dia 5 de março e ainda não foi possível identificar a extensão da área afetada ou a causa do incêndio. O Bahia Sem Fogo convoca os brigadistas, que possam ajudar, a se deslocarem até a Barragem de Pindobaçu.

Leia também
Chapada: Brigadistas debelam fogo em área do Parque Nacional; novo foco é identificado em Ituaçu
Chapada: Incêndio florestal ameaça vegetação na região entre Ibicoara e Mucugê
Chapada: Fogo em Lençóis começou a ser controlado nesta sexta, diz brigadista
#Fotos: Animais são mortos pelo fogo na Chapada Diamantina; monitoramento e combate continuam
Chapada: Fogo no Gerais do Rio Preto foi criminoso, aponta a direção da Brigada Carcará

Ações criminosas
Segundo o coordenador da Unidade Regional Piemonte da Diamantina, Diogo Rios Amaral, a maioria dos incêndios na região é de ação criminosa, relacionados aos desmatamentos ilegais ou limpeza de pastos, onde o fogo é utilizado como agente de limpeza. “Mesmo que os responsáveis não tenham a intenção de queimar grandes áreas, não é possível controlar o fogo, que alcança áreas de matas e ganha grandes proporções. Nos últimos 15 dias, já aplicamos 20 autos de infração, além de notificações. Em todos os casos, os responsáveis pelos incêndios foram identificados e punidos”, afirma Rios.

No momento, quatro equipes do Inema atuam na fiscalização das áreas de incêndio. Com base nos dados levantados no monitoramento aéreo, a equipe identifica os responsáveis e aplica as sanções previstas em lei. As equipes atuam também na articulação e inclusão social, realizam visitas e reuniões com os gestores municipais, associações e sindicatos rurais, além de entrevistas aos meios de comunicação para garantir ações de mobilização e educação ambiental.

fotoy
Fogo ameaça vegetação na região do município de Saúde | FOTO: Divulgação/Sema |

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: ‘Circuito de Arte e Cultura Popular’ acontece no Vale do Capão para exaltar o nordeste

Próximo Post

Chapada: Governador Rui Costa confirma construção de base do Graer em Lençóis

Próximo Post
Construção do Hospital Regional da Chapada Diamantina chega a 90%; confira fotos

Chapada: Governador Rui Costa confirma construção de base do Graer em Lençóis

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.