O contato do morador Jorge Luiz Borges com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador foi o primeiro passo para a solução de um problema que se arrastava há quase nove meses. Os populares da Rua do Campo da Bola, no bairro de Cosme de Farias, conviviam com esgoto a céu aberto como se fosse algo natural. Por intermédio do órgão do Legislativo, a Embasa foi convocada e o problema na rede de esgoto foi solucionado na segunda-feira (14).
Uma verdadeira força-tarefa foi mobilizada para resolver a questão. Além da Embasa, a Limpurb também teve que ser acionada para retirar os entulhos jogados em cima da rede de esgoto quebrada. O técnico da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), José Nazareno dos Santos, também foi ao local e ouviu pedidos dos moradores para a melhoria dos passeios da rua. A equipe da Ouvidoria foi até a comunidade acompanhar de perto a ação dos órgãos.
O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), e a coordenadora Thamires Almeida, comemoram a mobilização dos órgãos para a resolução do problema dos moradores. “O esgoto a céu aberto é também uma questão de saúde pública. O nosso papel é esse. Precisamos estar atentos e sensíveis às reivindicações da população. A nossa proposta é estar cada vez mais perto do povo para entender os problemas e ajudar a solucioná-los”, afirmou Suíca, lembrando os projetos Câmara Itinerante e Ouvidoria no Bairro, que serão lançados ainda neste mês de março.
O popular Jorge Luiz Borges agradeceu a mobilização da Ouvidoria da Câmara: “Sei que a questão se agrava porque os moradores jogam entulho em local inadequado. Já tinha feito diversos pedidos à Embasa e à Seman para resolver o problema e agora, enfim, conseguimos uma resposta”.