Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Abaixo-assinado pede que coordenação de combate a incêndios seja direcionada para a Defesa Civil

As brigadas podem ir para o primeiro combate, não deixando o fogo se alastrar | FOTO: Reprodução/Arquivo |

fogoyo
Os brigadistas pedem a elaboração e execução de um Plano Estadual estratégico | FOTO: Reprodução |

Um abaixo-assinado circula nas redes sociais e foi enviado para o Jornal da Chapada por brigadistas voluntários da Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (20), pedindo que a coordenação de combate a incêndios florestais seja direcionada para a Defesa Civil. Eles procuraram novamente o site para falar um pouco mais sobre a medida que integra uma ação da campanha ‘Chapada Diamantina Sem o Bahia Sem Fogo’, criada pelos voluntários para criticar o governo estadual pela gestão desastrosa do programa ‘Bahia Sem Fogo’. De acordo com os brigadistas, a atuação do programa estadual só não foi pior por conta do uso da aeronave que serviu para transportar os voluntários para os combates às chamas em diferentes municípios da Chapada.

“Vimos, através deste abaixo-assinado, solicitar ao governo do estado da Bahia a substituição do programa ‘Bahia Sem Fogo’ por uma elaboração e execução de um Plano Estadual estratégico integrado de prevenção e combate a incêndios florestais, e demais regionalizados, considerando as características de cada região, e com a participação de demais setores da sociedade, inclusive civil, que atuam com incêndios. Assim, pedimos que, de acordo com a legislação federal, a sua coordenação seja direcionada para a Defesa Civil”, aponta texto do abaixo-assinado.

Uma carta de repúdio, assinada pelo presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, foi divulgada pelo Jornal da Chapada e aponta para dados que a Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema) “vincula na imprensa e redes sociais” que não condizem com a realidade. Conforme Homero, o governo da Bahia em 2017 tem realizado mais gastos para o ‘Bahia Sem Fogo’, até o momento já foram mais de R$ 4,5 milhões, e quem realmente combate os incêndios, as brigadas, continuam desassistidas.

Acesse aqui e confira o abaixo-assinado

Jornal da Chapada

Leia também
Chapada: Brigadistas lançam campanha contra o ‘Bahia Sem Fogo’ e criticam gastos do governo
Chapada: Novo foco de incêndio registrado em Ituaçu é apagado pela chuva
Fogo retorna em Ituaçu e brigadistas contestam participação do governo no combate

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas