Ícone do site Jornal da Chapada

Chuvas são registradas por moradores em diferentes partes da Chapada Diamantina; veja vídeo

chuva
Cidades como Andaraí e Ibicoara registraram chuvas entre a terça e esta quarta | FOTO: Montagem do JC/Homero Vieira e Alan Carvalho |

Municípios de diferentes regiões da Chapada Diamantina registraram chuvas nesta terça (28) e quarta-feira (29). Em contato com o Jornal da Chapada, moradores de Andaraí, Ibicoara, Barra da Estiva, Iramaia, Nova Redenção, Lençóis, Abaíra, Palmeiras, Iraquara, Mucugê, Seabra, Itaetê, entre outros se dizem aliviados com as águas que enfim chegam após um longo período de estiagem. A seca tem provocado perda de plantações, prejuízos econômicos e tem levado cidades a decretar situação de emergência para sanar parte dos problemas causados pela falta de chuva. “A gente tem que ter fé, Deus dá o frio conforme o cobertor. Na hora certa ele manda a chuva, não precisa se desesperar”, diz uma moradora de Palmeiras em vídeo divulgado em rede social.

Leia também
Previsão de chuvas fracas e temperaturas baixas nas áreas serranas da Chapada Diamantina

O presidente dos Combatentes de Incêndio Florestal de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, disse que agora é possível que os focos deem trégua por alguns dias, depois de um início de ano arrasador para a vegetação com inúmeros focos sendo combatidos em regiões de difícil acesso dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina. “É chuva em toda a região. Vamos ter aí, pelo menos, um mês de paz”, fala Vieira. Os brigadistas voluntários, inclusive, fazem um protesto no próximo dia 13 de abril no posto do Pai Inácio, pedindo um plano de combate e prevenção (veja aqui). Os combatentes querem que as ações de combate a incêndio sejam direcionadas para a Defesa Civil.

Jornal da Chapada

Vídeo da chuva em Palmeiras postado por Renato Filho

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas